sexta-feira, 7 de setembro de 2018

O que é a Arca da Aliança?




Pergunta: "O que é a Arca da Aliança?"

Resposta: 
Deus fez uma aliança (condicional) com os filhos de Israel por intermédio do Seu servo Moisés. Ele prometeu o bem para eles e seus filhos por gerações se fossem obedientes a Ele e Suas leis; mas o Senhor sempre advertiu de desespero, punição e dispersão se desobedecessem. Como sinal da Sua aliança, Ele instruiu os israelitas a fazerem uma caixa de acordo com o Seu próprio design, na qual colocar as tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos. Esta caixa, ou baú, era chamada de "arca" e era feita de madeira de acácia revestida com ouro. A Arca era para ser alojada no santuário interior do tabernáculo no deserto e, eventualmente, no Templo quando fosse construído em Jerusalém. Esta caixa é conhecida como a Arca da Aliança.

O verdadeiro significado da Arca da Aliança se encontra no que ocorria envolvendo a tampa da arca, conhecida como o "Propiciatório." O termo "Propiciatório" vem de uma palavra hebraica que significa "cobrir, aplacar, apaziguar, limpar, cancelar ou fazer expiação." Foi aqui que o sumo sacerdote, uma vez por ano (Levítico 16), entrava no Santo dos Santos, onde a Arca era guardada, e expiava os seus pecados e os pecados dos israelitas. O sacerdote aspergia sangue de um animal sacrificado no Propiciatório para apaziguar a ira de Deus pelos pecados cometidos no passado. Este era o único lugar no mundo onde esta expiação podia acontecer.

O Propiciatório da Arca era um prenúncio simbólico do sacrifício final por todo o pecado - o sangue de Cristo derramado na cruz para remissão dos pecados. O apóstolo Paulo, um ex-fariseu que conhecia bem o Antigo Testamento, conhecia esse conceito muito bem quando escreveu que Cristo é a nossa cobertura pelo pecado em Romanos 3:24-25: "... sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé". Assim como só havia um lugar para expiação de pecados no Antigo Testamento - o Propiciatório da Arca da Aliança - assim também há apenas um lugar para expiação no Novo Testamento e tempos atuais - a cruz de Jesus Cristo. Como cristãos, não mais olhamos para a Arca, mas para o próprio Senhor Jesus como a propiciação e expiação pelos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário