quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Ensinamentos de Jesus  4 – A Fé

“Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo? “
Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. (Mateus 17:19,20)
O propósito dos ensinamentos de Jesus na Galileia era desenvolver a intimidade dos seus discípulos com Deus e com seu poder. Nesse episódio em particular eles perguntam a Jesus porque não conseguiram expulsar o espírito maligno. Jesus lhes responde que é por causa de sua pequena fé.
Como a maioria das coisas saudáveis da vida, a fé também começa pequena. O segredo da fé não está na verdade em seu tamanho. Mas na qualidade.
Por isso Jesus diz que uma fé pequena como um grão de mostarda é capaz de fazer grandes coisas, como mover montanhas. A fé saudável e que produz resultados possui 3 características principais:
1. Deve vir de Deus;
2. Ser posta em Deus;
3. Ser produto da personalidade de Deus.
Nos dias de Jesus, havia uma espécie de provérbio popular chamado de “removedor de montanhas”. Mas o que é isso? Esse título era dado aos rabinos que se destacassem no ensino, na pureza, nas obras.
Para Jesus o removedor de montanhas era alguém que participava da verdadeira fé em Deus. Alguém que apresentava desenvolvimento espiritual sadio e sincero.
Embora pequena como um grão de mostarda a fé do removedor de montanhas é capaz de fazer coisas incríveis por causa da saúde da semente. Mesmo sem ser inchada pelos agrotóxicos da religiosidade é cheia da essência de Deus.
Os ensinamentos de Jesus nos mostram que a verdadeira fé, a fé saudável, nos molda a imagem de Cristo. Essa é a principal evidência: “e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” (1 Coríntios 13:2)
A verdadeira fé não é uma fé ingênua. Embora pequena, muitas vezes, é consistente. Não se deixa abalar por coisas pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário