O que é o Cristianismo?
As pessoas cuja religião é o Cristianismo se chamam de cristãos. Cristão significa “pertencente a Cristo”, porque o objetivo do cristão é se tornar mais como Jesus. O Cristianismo é mais do que uma religião ou uma tradição – é uma forma de viver e um relacionamento com Deus.
Em que os cristãos acreditam?
Dentro do Cristianismo, existem vários grupos separados, com crenças diferentes. No entanto, a maioria dos cristãos acredita em alguns ensinamentos fundamentais:
- Existe um único Deus, todo-poderoso, perfeito e criador de todas as coisas
- A Bíblia é a Palavra de Deus e a base de toda a fé cristã – 2 Timóteo 3:16-17
- Deus criou a humanidade à Sua imagem, para dominar sobre a terra – Gênesis 1:27-28
- As pessoas pecam (fazem coisas erradas e são imperfeitas)
- Por causa do pecado, ficamos separados de Deus e debaixo de Sua justa condenação – Romanos 3:23
- Apesar de sermos falhos, Deus nos ama e não fica feliz em nos castigar
- Para nos salvar do pecado e suas consequências, Deus enviou Jesus à terra para levar o castigo em nosso lugar – João 3:16
- Jesus é o Filho de Deus, que nasceu de uma virgem, pregou na terra durante alguns anos, depois morreu em uma cruz mas ressuscitou três dias depois – 1 Coríntios 15:3-5
- Na cruz, Jesus pagou o preço por nossos pecados, nos salvando da condenação
- Para ser salvo, você precisa se arrepender de seus pecados e crer em Jesus – Romanos 10:9-10
- Todo cristão deve ser batizado – Atos dos Apóstolos 2:38
- A Igreja é o conjunto de todos aqueles que realmente crêem em Jesus e são salvos
- A vida cristã deve ser caracterizada pelo amor ao próximo e as boas obras, que Jesus nos ajuda a fazer
- Depois que ressuscitou, Jesus subiu ao Céu, mas prometeu que um dia vai voltar para julgar a todos; nesse dia, os condenados sofrerão castigo eterno mas os salvos receberão a vida eterna – Apocalipse 22:12
Veja aqui: por que existem tantas igrejas diferentes? Qual é a certa?
A origem do Cristianismo
O Cristianismo surgiu com Cristo. Quando Jesus veio, ele cumpriu as profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Cristo, que significa “ungido”, o salvador. Essas profecias tinham sido dadas ao povo judeu e Jesus viveu como judeu. Mas Jesus foi mais que um judeu devoto – ele completou o Judaísmo.
Durante cerca de três anos, Jesus pregou, fez milagres e treinou algumas pessoas para serem os futuros líderes da Igreja – os apóstolos. Depois que ele morreu e ressuscitou, os apóstolos e outros seguidores de Jesus continuaram a se reunir para orar, adorar a Deus e se encorajarem.
Algumas semanas depois da ressurreição, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e eles começaram a pregar corajosamente o evangelho a outras pessoas (Atos dos Apóstolos 2:40-41). Esse dia marca o início oficial da Igreja e, por extensão, do Cristianismo.
Os cristãos cedo se começaram a distinguir dos judeus, mostrando que não eram apenas um novo tipo de Judaísmo radical. Seu foco principal era Jesus, que dava uma visão nova sobre Deus e Suas leis. Com o tempo, judeus e cristãos se afastaram cada vez mais e o Cristianismo ficou reconhecido como uma religião diferente.
Descubra aqui: o que é o Judaísmo?
Símbolos do Cristianismo
O símbolo mais reconhecido da Cristianismo é a cruz. No tempo de Jesus, a cruz era um instrumento de tortura usado para matar criminosos de maneira lenta e dolorosa. Apesar de ser inocente, Jesus morreu em uma cruz para pagar o castigo de nossos pecados (1 Pedro 2:24). Por causa disso, de símbolo de sofrimento e maldição, a cruz transformou-se em símbolo de esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário