quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Ensinamentos de Jesus  6 – O Perdão

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? “. Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18:21,22)
Os ensinamentos de Jesus deixam claro que devemos perdoar uns aos outros. O perdão é o oxigênio dos relacionamentos. É o que os mantém respirando.
Havia na tradição judaica o pensamento de que o perdão devia ser liberado por até três vezes para a mesma pessoa, após isso a justiça religiosa devia ser feita.
Um dos pontos que gera muita confusão é quanto a justiça comum, contra pessoas que transgridem a lei, como: traficantes, assassinos, ladrões, etc. Eles devem ser perdoados?
Precisamos considerar algo:
Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. (Romanos 13:1-6)

5 Verdades sobre esse trecho:

  1. As autoridades foram instituídas por Deus
    2. Quem se rebela contra a autoridade está se rebelando contra Deus
    3. Quem o faz, traz condenação sobre si
    4. A lei é para nossa proteção
    5. A lei pune o transgressor
Portanto as leis, constituições, tribunais, enfim, todo o sistema judiciário foi instituído por Deus. Cada país deve, portanto, se organizar e criar suas leis de forma imparcial e justa afim de garantir o bem-estar de todos.
Sabemos que há muitas leis injustas. Inclusive muitas delas transgridam a lei de Deus. Dessa forma a Bíblia deve ser a carta Magna da nossa vida. Estamos desobrigados a cumprir todas as leis e regulamentos humanos que ferem as Escrituras.
O perdão deve ser prática diária e deve fazer parte da nossa consciência. O que quero dizer?
Assim que formos ofendidos a primeira coisa que devemos lembrar é a de que para recebermos perdão, devemos perdoar. “Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”. (João 20:23)
Sendo assim a mãe pode perdoar o assassino de seu filho. Mas alegrar-se em que a justiça seja feita com sua detenção, como aplicação da justiça. O perdão é a arma que nos mantém em paz diante dos nossos ofensores e não a desculpa para sermos cúmplices da injustiça.
Os transgressores da lei devem receber punição da justiça humana, mas isso não tira deles a oportunidade de receber de Deus o perdão que os transformará, regenerará. O perdão que irá transformá-los em outra pessoa, a semelhança de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário