segunda-feira, 3 de setembro de 2018


 Sobre Vencendo as Dificuldades da Vida


Vencendo as dificuldades da vida nós somos pessoas mais plenas e felizes. Sei que não é fácil, ou mesmo simples. Não é um cálculo exato.
Mas vencendo as dificuldades nós glorificamos a Deus e estimulamos outras pessoas a buscarem um  relacionamento e uma intimidade com Ele de maneira profunda. Real.
Portanto, leia este estudo bíblico até o final e aproveite!

Vencendo as Dificuldades da Vida: Não Desanime Diante das Dificuldades

“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33)
Parece “lógica cristã” dizer isso, mas ter bom ânimo é fundamental para vencer as dificuldades da vida.
Mas como seres humanos precisamos considerar que vivemos em um mundo contaminado pelo pecado e pelo Diabo.
Isso faz com que as coisas não funcionem bem. Há um vírus no sistema da vida que impede o pleno funcionamento das coisas.
Porém, o sangue de Jesus é o “antivírus contra o pecado”. Embora extremamente eficaz, ele não promete que após a conversão tudo será “só vitória”.
Jesus Cristo deixou bem claro que no mundo teremos aflições. Contudo, ele deu um conselho: “tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Quando ressuscitou ao terceiro dia Ele confirmou sua vitória sobre o pecado, a morte e o Diabo. Sendo assim, eles já não são nossos senhores.
Em Cristo Jesus a nossa esperança é renovada e agora somos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. (Romanos 8:37).
Jesus nos aconselha a ter bom ânimo porque embora nos deixe cientes de que enfrentaremos inúmeros problemas, viveremos vencendo as dificuldades, se ele estiver ao nosso lado.
Portanto, se você está em Cristo pare de lamentar, sentir pena de si mesmo e perguntar porquê?
Mude sua atitude e coloque sua esperança nas promessas de Deus. A partir daí, Ele lhe dará uma direção vitoriosa.

Vencendo as Dificuldades da Vida: Como Vencer na Vida Financeira

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:9,10)
Muitos cristãos se perguntam porquê não estão vencendo as dificuldades na vida financeira. A resposta é bastante simples: “Muitos deles não honram ao Senhor com seus bens”.
Suas finanças são apenas para suprir suas próprias necessidades e prazeres. Desfrutam da casa de Deus. São enriquecidos com a Palavra de Deus. Recebem as orações dos santos. São abençoados pela Igreja, mas financeiramente eles não mantêm isso.
Honrar a Deus com as nossas finanças é um princípio poderoso para vencer as dificuldades financeiras. Veja a séria advertência que o Senhor Deus faz através do profeta Ageu:
Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram!
Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado”, diz o Senhor. (Ageu 1:6-8)
O povo havia voltado a Jerusalém após o cativeiro de 70 anos na Babilônia. O Templo estava desativado, bem como o culto, as ofertas e os sacrifícios.
Deus não estava sendo invocado pelo povo no meio da tragédia. Então o Senhor reclama. E deixa bem claro para o povo que eles estão colhendo o fruto de suas atitudes egoísta.
Para viver vencendo as dificuldades financeiras nós precisamos acima de tudo, honrar ao Senhor Deus com os nossos bens.
Devemos ser participantes financeiros de Seu Reino. Devemos financiá-lo. Se o fizermos as promessas de Deus acerca das nossas finanças se cumprirão.

Vencendo as Dificuldades da Vida: Dificuldades no Casamento

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. (Hebreus 13:4)
Infelizmente muitos cristãos não percebem que o casamento é muito mais do que “viver com alguém”. Casamento é uma instituição divina.
Para que ela seja próspera o Senhor Deus diz que devemos honrá-la. Ou seja, para vencer as dificuldades do casamento, precisamos amar não apenas o cônjuge. Devemos amar o fato de estar casados.
 O termo “honrado” em grego é “timios”, e significa: de grande valor, precioso, mantido em honra, estimado, especialmente querido.
Ou seja, para vencer as dificuldades do casamento é preciso dedicação, energia e foco. É necessário que o tenhamos em grande estima.

Vencendo as Dificuldades da Vida: Superar Desafios no Trabalho

O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio (Gênesis 39:2)
Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. (Gênesis 39:20,21)
O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava. (Gênesis 39:23)
Não consigo falar sobre isso sem lembrar de José, filho de Israel. Vendido por seus irmãos, ele acabou como escravo no Egito.
Tinha tudo para ser uma pessoa odiosa, revoltada, amarga. Mas não foi essa a sua atitude. Mesmo como escravo ele deu o seu melhor.
E vemos o texto bíblico dizer que o “Senhor estava com José”. Como escravo, na prisão, na traição. Deus estava lá.
Porque mesmo tendo saído de casa como escravo, José não deixou Deus em Canaã. Ele o levou junto na viagem.
Se você quer superar desafios no trabalho é necessário que Deus seja o seu companheiro de vida. É preciso que ele esteja com você, por onde você for.
E para honrá-lo você deve trabalhar de forma honesta, íntegra e comprometida. De maneira que seus companheiros não tenham motivos justos para lhe acusar de mau testemunho.

Vencendo as Dificuldades da Vida: Histórias de Pessoas que Venceram na Vida

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho. (Hebreus 11:1,2)
Para vencer as dificuldades da vida, sobretudo precisamos crer. Pois, sem “fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. (Hebreus 11:6)
A história de pessoas que venceram na vida por meio da fé em Deus nos prova isto. Não é uma relação pequena.
Milhares e milhares de pessoas alcançadas pela graça e o favor de Deus, simplesmente porque creram e perseveraram pelo tempo suficiente para receber o seu milagre.
Para encorajar você, eu recomendo profundamente que leia a galeria dos heróis da fé em Hebreus 11.  Certamente a Palavra de Deus irá lhe encorajar a continuar.

Vencendo as Dificuldades da Vida: Oração de Força e Fé

Jabez orou ao Deus de Israel: “Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido. (1 Crônicas 4:10)
Na única menção que a Bíblia faz a Jabez, ele está orando. E o pedido dele reflete uma oração de força e fé.
Para vencer as dificuldades da vida precisamos orar. Além disso, precisamos ser específicos em nossa oração.
Perceba que Jabez coloca diante de Deus, pedidos claros. Ele está bastante seguro de suas necessidades. Sabe exatamente o que quer, e coloca isso diante de Deus.
Outro ponto muito importante é perceber que a oração de força e fé, apresentada por Jabez é com relação as dificuldades da vida. Ele deixa claro que precisa da ajuda do Senhor.
A reposta de Deus é a mesma para todos: “E Deus atendeu ao seu pedido”.
Portanto, qualquer que seja sua dificuldade, coloque-a diante de Deus de maneira clara e objetiva. Não se limite a orar de acordo com o que alguém disse.
Converse com Deus como com um amigo. Sem rodeios, regras, formalidades. Apenas fale. Fale até que sinta paz.
Após isso, aguarde um tempo, para que você possa ouvi-lo. Certamente ele falará.

Conclusão

Dia após dia, para mim fica cada vez mais claro que precisamos de um relacionamento profundo e sincero com Deus, Pai de Jesus. Só é possível viver vencendo as dificuldades da vida, de forma plena na companhia de Jesus Cristo.
Ele é o único capaz de nos conduzir por este caminho. Isto porque Jesus é o caminho. O Senhor nos propõe um caminho, no qual há dificuldades, porém ele nos ajuda a superar todas elas.
É certo que na vida não há fórmulas prontas de “segurança” e “sucesso”. Mas precisamos ter em mente que a vontade de Deus é que tenhamos vida, e vida com abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário