terça-feira, 23 de outubro de 2018

Mudando o mundo através da oração


“A oração faz com que o seu coração fique maior, até que seja capaz de abrigar o próprio Deus. O fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor e o fruto do amor é o serviço pelas pessoas pobres.”
“Devemos mudar o mundo através da oração.”

Texto base: Neemias – capítulos 1 e 5


  1. Há coisas pelas quais você ore diariamente?
  2. Você ora por “grandes” questões como a fome, a escravidão e a pobreza extrema? Como são essas suas orações?
  3. Como a vida de oração de Neemias o capacita a ter confiança para buscar justiça para o povo de Deus? Como podemos orar da mesma maneira pelo nosso próprio contexto?
  4. Conte sobre uma ocasião em que as suas orações foram claramente respondidas.
  5. O que Deus está lhe dizendo, e como você vai responder? 

Definições

Copeiro: A função de Neemias junto ao Rei Artaxerxes. A função de copeiro era uma das que mais exigiam confiança no palácio, visto que o copeiro era a pessoa que provava e garantia que toda a comida e bebida do rei não estivesse envenenada antes que fosse consumida por ele. Por causa disso, Neemias tinha grande influencia junto ao rei.
Oração Intercessória: O ato de orar a Deus a favor de outras pessoas. 

Ore em Todas as Circunstâncias

A oração está no cerne da tarefa do Reino de buscar justiça. A oração permite que compartilhemos com Deus o que está no nosso coração, e que também possamos ouvir o que está no coração dele. Ele nos instrui através da oração e, assim, passamos a nos importar com as coisas com as quais ele se importa. As orações das comunidades com as quais a Tearfund trabalha e também as orações dos seus dedicados mantenedores, funcionários e parceiros sustentam tudo o que a Tearfund faz.
Às vezes, essa oração pode ser muito específica. Quando surge uma determinada necessidade, as pessoas mobilizam-se em oração. Há um exemplo da Nigéria, quando um grupo de jovens se sentiu motivado a fazer algo mais para cuidar do meio ambiente, depois de terem feito o curso Viva com Justiça, fabricando sacolas de compras recicladas a partir de faixas publicitárias plásticas encontradas nas ruas da cidade onde o grupo morava. Para seguir adiante com esta iniciativa, conhecida como sacolas “Go Green Nigeria” (sacolas Vamos Ser Verdes, Nigéria), foi necessário pedir autorização para um órgão estatal. Os jovens pediram autorização, mas ela foi negada. Os funcionários do governo suspeitaram das intenções dos jovens e ficaram em dúvida quanto aos benefícios de apoiarem a iniciativa. Apesar de frustrados e desapontados, os jovens não desistiram. Em vez disso, eles passaram a orar, pedindo que Deus mudasse a atitude dos funcionários do governo, e que a autorização necessária fosse concedida. Depois de várias semanas de oração, uma segunda reunião foi agendada com os funcionários do governo e a autorização foi concedida! Deus respondeu as orações e tocou no coração dos funcionários. A iniciativa das sacolas “Go Green Nigeria” podia começar.
Em outras ocasiões, as nossas orações por justiça são mais gerais e globais, assim como quando oramos pela erradicação da fome. Como parte de uma campanha de erradicação da fome, conhecida como “Comida suficiente para todos SE”, a Tearfund mobilizou milhares de pessoas em oração antes da Cúpula do G8, em 2013, a qual foi realizada na Irlanda do Norte.
As pessoas foram incentivadas a colocar um alarme para despertar as 13h08 todas as tardes para lembrá-las de orar por aqueles que vão dormir com fome todas as noites (uma em cada oito pessoas). Tim Magowan, diretor da Tearfund na Irlanda do Norte, lembra-se do desafio: “O que começou como uma simples ideia de um pastor na Irlanda do Norte, chegou a envolver milhares de pessoas em todo o Reino Unido e na Irlanda, que oraram todos os dias as 13h08 pela erradicação da fome. Juntos, levantamos as nossas vozes em oração, falamos em diversos eventos e manifestamo-nos através dos cartões postais da campanha, e isso teve um papel importante no sentido de desafiar os líderes do G8 a levarem ajuda e esperança as pessoas famintas.”
Como resultado das orações que fizemos e das ações de campanha e lobby que realizamos, os governos prometeram recursos adicionais para combater a fome. Foi feito muito mais progresso do que esperávamos na luta contra a sonegação de impostos por parte das grandes empresas, o que causa muita pobreza, injustiça e fome em nosso mundo.
Às vezes, as orações são respondidas rapidamente. Outras vezes, precisamos perseverar por meses ou anos, clamando a Deus por mudanças. Porém, em todos os momentos, Deus ouve as nossas orações e é fiel. Quando nos aproximamos dele em oração, ele a usa para transformar o mundo e a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário