Mateus 10.1 – 4: Ao chamar seus doze discípulos o Senhor Jesus lhes concedeu autoridade e poder para pregar o Evangelho.
Mateus 10.5 – 15: As instruções iniciais para o primeiro envio dos doze, são precisas:
  1. Pregar primeiro aos judeus;
  2. O tema era a proximidade do Reino de Deus;
  3. Curar enfermos, ressuscitar mortos e expulsar demônios;
  4. Não cobrar nada pelo ensino;
  5. Não deviam preocupar-se com provisão e hospedagem;
  6. Não insistir com aqueles que rejeitassem.
Mateus 10.16 – 25: Após essas instruções Jesus Cristo mostra aos apóstolos quais as prováveis consequências de segui-lo:
  1. Perseguição;
  2. Rejeição;
  3. Traição;
  4. Desprezo.
Mateus 10.26 – 31: Contudo, o Senhor os exorta a não desanimar. Isso porque Deus tem cuidado de pequenos passarinhos e os cabelos de nossa cabeça estão contados.
A expressão de Jesus Cristo procura valorizar o cuidado de Deus com cada um de nós, não importa o contexto ou situação vivida.
Mateus 10.32 – 39: Confessar publicamente a Jesus Cristo é muito mais do que dizer: “Eu confesso Jesus”, “eu aceito Jesus” ou “eu me arrependo”.
Confessar a Jesus, além da confissão com os lábios é apresentar a disposição para suportar a severa oposição, até mesmo de pessoas que amamos como cônjuge e filhos.
É apresentar disposição para abrir mãos de bens, vantagens, oportunidades, etc., quando eles comprometerem o nosso relacionamento com DeusOu seja, quem confessa a Cristo deve cultivar disposição para “morrer” todos os dias.
Mateus 10.40 – 42: Muitas pessoas criticam severamente os ministros, servos e servas de Deus. Eles são constantemente acusados de serem ladrões, gananciosos, mentirosos, corruptos e muitas outras coisas.
Porém, o Senhor Jesus fez a promessa de que qualquer um que ajude a algum de seus servos, mesmo que com um copo de água fria não ficará sem recompensa. 

Esboço de Mateus 10:

Mateus 10.1: Jesus chama os apóstolos e lhes dá poder
Mateus 10.5: Jesus dá instruções aos apóstolos
Mateus 10.25: Prováveis consequências de seguir a Jesus
Mateus 10.30: O cuidado de Deus com seus servos
Mateus 10.32: Confessar a Jesus Cristo envolve escolhas
Mateus 10.42: Recompensas a quem ajudar os servos de Jesus

Jesus Chama os Apóstolos e Lhes dá poder

“CHAMANDO SEUS DOZE DISCÍPULOS, DEU-LHES AUTORIDADE PARA EXPULSAR ESPÍRITOS IMUNDOS E CURAR TODAS AS DOENÇAS E ENFERMIDADES”. (V.V – 1)
A obra de Deus é um grande desafio e cercada por hostes e principados dominados pelo Diabo, o nosso adversário.
Sabendo disso, o Senhor Jesus nos concede autoridade e poder em seu Nome, para enfrenta-los e desfazer suas obras e libertas os oprimidos das trevas.
Se formos tímidos com relação a isso, não obteremos vitória, mas com fé e confiança no Senhor, triunfaremos sobre espíritos malignos e doenças.

Jesus Dá Instruções aos Apóstolos

“JESUS ENVIOU OS DOZE COM AS SEGUINTES INSTRUÇÕES…” (V.V – 5)
Ciente da oposição, Jesus nos orienta sobre como proceder. Poder exige responsabilidade – que diga o Tio Ben, por isso a orientação sobre como se comportar é tão necessária.
Nessa guerra não estamos sozinhos, o Senhor está conosco. Se ficarmos atentos poderemos ouvir sua voz e receber instruções específicas sobre o que fazer.
Por isso, que ao longo da história da Igreja lemos relatos tão extraordinários de eventos ocorridos na vida de pessoas simples.
Elas ouviram a mesma instrução que os discípulos iniciais e isso faz toda a diferença. Portanto, esteja atento a ministração particular de Deus sobre sua vida.

Prováveis Consequências de Seguir a Jesus

“BASTA AO DISCÍPULO SER COMO O SEU MESTRE, E AO SERVO, COMO O SEU SENHOR. SE O DONO DA CASA FOI CHAMADO BELZEBU, QUANTO MAIS OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA!” (V.V – 25)
É muito importante termos a ciência de que enfrentaremos muitas dificuldades por causa da escolha de servir e obedecer ao Senhor Jesus.
Ele não esconde o fato de que por sua causa enfrentaremos calúnia, reclusão, incompreensão e muitas outras coisas. Contudo, o Espírito Santo nos capacita e consola, com força, graça e convicção para suportarmos o dia mal.

O Cuidado de Deus Com Seus Servos

“ATÉ OS CABELOS DA CABEÇA DE VOCÊS ESTÃO TODOS CONTADOS”. (V.V – 30)
Jesus nos deixa cientes de tudo o que pode nos acontecer por causa de nossa fé nele, porém não acaba assim. Há cuidado preparado para nós.
Nossa vida está em suas mãos, se confiarmos o suficiente sentiremos seu amor e cuidado. Ele nos conhece e guarda desde os mínimos detalhes, até mesmo nossos cabelos estão contados.
Quem se importaria com isso?
Apenas alguém que nos ame e se importe profundamente. Este é o caso, embora Deus nos diga que há riscos e dificuldades a nossa espera, podemos contar com seu amor.

Confessar a Jesus Cristo Envolve Escolhas

“QUEM, POIS, ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, EU TAMBÉM O CONFESSAREI DIANTE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS”. (V.V – 32)
Não sei você, mas as vezes na hora do apelo eu fico realmente confuso. Pede para que todos na Igreja fechem os olhos, música suave para relaxar e voz macia.
Em seguida, a pergunta: “quem deseja confessar Jesus como Salvador?” – pregador prossegue – não se preocupe, ninguém está olhando. Não precisa ter vergonha – e por aí vai.
Parece mesmo que estamos em meio a uma operação de tráfico de drogas e ao menor movimento a pessoa será pega.
Jesus é enfático: “Quem me negar diante dos homens, será negado diante de meu pai”. Portanto, a confissão deve ser feita com confiança.
No momento da confissão e durante os dias de vida aqui na Terra. Não podemos, não devemos e não temos porque nos envergonhar de Jesus. Quando estava sendo crucificado, exposto, despido ele não se envergonhou de nós.

Recompensas a Quem Ajudar os Servos de Jesus

“E SE ALGUÉM DER MESMO QUE SEJA APENAS UM COPO DE ÁGUA FRIA A UM DESTES PEQUENINOS, PORQUE ELE É MEU DISCÍPULO, EU LHES ASSEGURO QUE NÃO PERDERÁ A SUA RECOMPENSA”. (V.V – 42)
Durante a história da nossa vida, veremos que Deus levantará muitas pessoas para nos ajudar. São conexões de ouro. Pessoas que podem ser comparadas com anjos.
Estas pessoas receberão muitas e muitas bênçãos de Deus pelo favor feito a cada um de nós.