Deus Ele Existe? | 17 VERDADES Essenciais
palavra ‘Deus’, aparece entre 4.000 e 7.000 vezes nas principais traduções da Bíblia em português. Ele é visto, crido e representado por milhares de formas ao longo das épocas em todas as nações.
Mas quem é Deus? Como Ele se manifesta? Qual a sua representação correta? Qual a expressão de religião que o revela corretamente? A Bíblia é a sua Palavra?
Neste estudo bíblico pretendo trazer um esclarecimento abrangente sobre todas essas questões, além de abordar outras.
A Bíblia é a Palavra de Deus?
TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E ÚTIL PARA O ENSINO, PARA A REPREENSÃO, PARA A CORREÇÃO E PARA A INSTRUÇÃO NA JUSTIÇA. (2 TIMÓTEO 3:16)
A Bíblia é Inspirada. O termo grego é theopneustos, significa soprada por Deus. Ou seja, ele “soprou”, sussurrou os escritos da Bíblia aos ouvidos de seus autores.
A maior evidência de que isso é fato e verdade, não está na ciência nem na arqueologia. Está nas pessoas. A Bíblia não um livro informativo, como por exemplo, um jornal, cuja notícias informam e instruem em determinado momento e contexto. Tendo um prazo de validade.
O propósito da Bíblia é ser útil. O termo no grego é ophelimos, que significa benéfico, vantajoso, útil. A Bíblia não procura satisfazer a curiosidade, ou ser mais uma fonte para debates sobre as questões da vida. Ela procura ser útil a cada ser humano para questões de seu relacionamento com o Senhor e com a vida, isso diariamente.
Embora o apóstolo Paulo tenha feito essa declaração (2 Timóteo 3:16), provavelmente com relação ao Antigo Testamento, visto que ele não sabia que as suas, e outras cartas se tornariam parte do Novo Testamento, as palavras do apóstolo Pedro confirmam sua veracidade.
Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”. Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:17-21)
O que isso significa?
Significa que o Testemunho dado pelos apóstolos através dos Evangelhos e das cartas a cerca de Jesus Cristo são parte dessa profecia.
As Utilidades da Bíblia a Palavra de Deus
A Bíblia é útil para o ensino: O termo grego é didaskalia, refere-se a doutrina. Não um ensinamento simples, momentâneo, que pode ser esquecido. Esse termo faz referência a ensinos eternamente importantes, que não podem ser esquecidos nem ignorados.
A Bíblia é útil para a repreensão: O termo grego é elegmos, tem o sentido de prova (teste), evidência. Indica convicção, condenação de um criminoso, ou chamar atenção por um erro. Ou seja, o ensino dela nos purifica. Molda nosso caráter. Deixando-o parecido com caráter do Senhor.
A Bíblia é útil para a correção: O termo grego é epanorthosis, significa aprimoramento. A Bíblia não nos mostra onde estamos errados, apenas, ela mesma nos aperfeiçoa. O seu caráter vivo e eficaz (Hebreus 4.12), produz no ser humano um aperfeiçoamento “natural” à medida que este põe em prática suas instruções.
A Bíblia é útil para a instrução na justiça: O termo grego para instrução é paideia, que significa educação de crianças, criação, treinamento, disciplina, instrução. Já a palavra justiça édikaiosune, significando: treinamento naquilo que é reto.
Ou seja, o convívio, contato do ser humano com a Bíblia o levará a praticar o que é justo diante do Senhor. Algo como o caráter moral de Jesus (Para saber mais leia o Estudo: as Bem-aventuranças – Como Ser Bem-Aventurado em 8 Passos).
Deus Existe?
PELA FÉ ENTENDEMOS QUE O UNIVERSO FOI FORMADO PELA PALAVRA DE DEUS, DE MODO QUE O QUE SE VÊ NÃO FOI FEITO DO QUE É VISÍVEL. (HEBREUS 11.3)
A Bíblia não se propõe a provar que Deus existe. Ela diz que Ele existe. Portanto, você precisa crer na sua inspiração, ou pelo menos buscar saber se ela é confiável, para entender melhor o assunto.
Essa existência começa a ser entendida pela fé. Por quê?
Porque Deus é espirito. A fé nos capacita a entender a sua existência conforme é descrita e ensinada na Bíblia.
E qual a minha resposta para as perguntas: “Qual a origem de Deus?”, “Quem o criou?”
É o que está escrito em Isaías 43.13: Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
Deus é! Ele disse a Moisés: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3.14).
Ele está em uma esfera de conhecimento infinitamente maior do que a nossa. As respostas a essas perguntas fogem a nossa noção de realidade. Por quê?
Porque nós estamos sujeitos a tempo e espaço. Para nós a vida começou com a existência da humanidade. Para o Senhor não. Ele não possui começo nem fim. Através de Jesus ele declara: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22:13)
Ou seja, Deus não possui origem. Ele é a origem.
Quem é Deus?
Essa é uma resposta bastante complexa. Uma coisa é você perguntar: “Quem é Diego Nascimento? ”. Você pode saber tudo que importa sobre mim em algumas linhas. Agora, responder quem é Deus?, fica bem mais complexo, por causa de quem Ele é.
Por isso eu pretendo desenvolver a resposta da seguinte forma:
- A Revelação progressiva;
- Os Atributos de Deus;
A Revelação Progressiva
HÁ MUITO TEMPO DEUS FALOU MUITAS VEZES E DE VÁRIAS MANEIRAS AOS NOSSOS ANTEPASSADOS POR MEIO DOS PROFETAS, MAS NESTES ÚLTIMOS DIAS FALOU-NOS POR MEIO DO FILHO, A QUEM CONSTITUIU HERDEIRO DE TODAS AS COISAS E POR MEIO DE QUEM FEZ O UNIVERSO. (HEBREUS 1:1,2)
O escritor aos hebreus afirma que o Senhor falou, no passado de muitas maneiras por meio dos profetas e continua falando hoje por meio do testemunho e ensinamentos de Jesus Cristo, seu filho. Ou seja, falou de uma maneira no passado e fala de outra hoje.
A Bíblia começa dizendo: No princípio Deus criou os céus e a terra. (Gênesis 1.1). A partir daí, ao longo dos 66 livros, os trechos bíblicos vão revelando traços da sua “pessoa”.
Já com a Terra pronta e com seus habitantes Adão e Eva morando no jardim do Éden, o Senhor tinha o costume de visitá-los ao entardecer (Gênesis 3.8). Foi em um desses encontros que Ele deu as instruções de como o casal deveria viver, mostrando o seu interesse em revelar-se a humanidade.
Nos nossos dias essa comunicação se dá de pelo menos duas maneiras:
- A revelação especial: Através da Bíblia Sagrada, que revela os atributos e o propósito do Senhor para a humanidade.
- A revelação geral: Essa comunicação se dá por meio da Criação, sua intervenção na História e na constituição da humanidade.
Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito. (Isaías 57.15)
Deus embora Alto e Sublime, procura relacionar-se com o ser humano de forma harmoniosa, no entanto Ele estabelece um pré-requisito: contrito e humilde de espírito. Para chegar ao final da jornada do conhecimento do Senhor, é necessário ter humildade. Por quê?
Há muitas coisas sobre Ele que não compreenderemos. Mas precisamos aceitar. É nesse ponto que muitas pessoas param. O ser humano do século XXI é colocado no centro, como deus. Ou seja, quer ter domínio sobre tudo e ter todas as respostas.
O Senhor não nos dá todas as respostas. Embora se revele a humanidade, o conhecimento que temos sobre Ele não é pleno. É parcial. O apóstolo Paulo diz que “agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho…” (I Coríntios 13.12), mas depois, quando o Senhor se revelar plenamente conheceremos “plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. ” (1 Coríntios 13:12).
A Teofania
A teofania é uma das formas utilizadas por Deus, após o pecado de Adão e Eva, para se revelar no Antigo Testamento. Ela se dava quando o Senhor aparecia sob a forma de: anjo, homem de fogo, nuvem, voz audível, etc.
Exemplos:
- Deus apareceu a Jó num redemoinho (Jó 38.1)
- Apareceu a Abraão em forma de homem (Gênesis 18.1-8; 17.1)
- Apareceu a Isaque (Gênesis 26.2,24)
- Apareceu a Jacó (Êxodo 6.3; Gênesis 28.13-17)
- Na sarça ardente (Êxodo 3.2-6)
- Na coluna de nuvem e fogo (Êxodo 14.24)
- Na nuvem escura sobre o Monte Sinai apareceu a todo o povo (Êxodo 19.9,11,16-19; 20.18-21)
- E também aos anciãos (Êxodo 24.9-11.15-18)
- E ainda na tenda da congregação (Êxodo 33.7-11)
As Profecias
HÁ MUITO TEMPO DEUS FALOU MUITAS VEZES E DE VÁRIAS MANEIRAS AOS NOSSOS ANTEPASSADOS POR MEIO DOS PROFETAS… (HEBREUS 12.1)
A partir de Moisés, Ele começou a falar com a humanidade por meio da profecia, palavras inspiradas. O profeta recebia a revelação por meio de sonhos, visões ou da voz audível do Senhor e tinha a responsabilidade de entregar a mensagem ao destinatário.
Essa forma de comunicação se deu de Moisés a João Batista (Lucas 16.16). O que permanece hoje é a profecia como dom espiritual.
Deus e o Seu Filho Jesus
NO PRINCÍPIO ERA AQUELE QUE É A PALAVRA. ELE ESTAVA COM DEUS, E ERA DEUS. (JOÃO 1.1)AQUELE QUE É A PALAVRA TORNOU-SE CARNE E VIVEU ENTRE NÓS. VIMOS A SUA GLÓRIA, GLÓRIA COMO DO UNIGÊNITO VINDO DO PAI, CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE. (JOÃO 1.14)NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS, MAS O DEUS UNIGÊNITO, QUE ESTÁ JUNTO DO PAI, O TORNOU CONHECIDO. (JOÃO 1.18)
Vimos que o Senhor, nos últimos dias – isto é a nossa era – nos fala por meio de seu Filho Jesus Cristo. E esta comunicação é com certeza a maior e mais completa que as duas anteriores. A revelação por meio da teofania e da profecia se dava de forma simbólica e temporária.
A revelação do Senhor por meio de Cristo é mais completa que as anteriores porque desde o princípio Ele estava com Deus, e era Deus. Outro fator fundamental, é que ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.
Ou seja, a revelação que Jesus traz é a mais completa e com maior autoridade.
Alguns dos Atributos Deus
No decorrer da Bíblia, o Senhor vai revelando partes de seus atributos. Esses atributos são divididos em dois grupos: atributos incomunicáveis e os atributos comunicáveis.
Atributos incomunicáveis: são exclusivos da divindade. Apenas o Senhor os têm. São eles:
- Perfeição – Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso? (Jó 11.7)
- Espiritualidade – Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4.24)
- Infinitude – E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. (…) porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (João 17.5,24)
- Eternidade – O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade. (Salmos 93.2)
- Imutabilidade – E também diz: “No princípio, Senhor, firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; envelhecerão como vestimentas. Tu os enrolarás como um manto, como roupas eles serão trocados. Mas tu permaneces o mesmo, e os teus dias jamais terão fim”. (Hebreus 1:10-12)
- Onipresença e Imensidade – “Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o Senhor, “e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja? “, pergunta o Senhor. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra? “, pergunta o Senhor. (Jeremias 23:23,24)
- Onipotência – Pois nada é impossível para Deus. (Lucas 1.37)
Atributos comunicáveis: são aqueles que podem ser espelhados pelo ser humano, embora numa escala infinitamente menor. São eles:
- A Santidade – pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. (I Pedro 1.16)
- Verdade e Fidelidade – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade. (Salmos 31.5)
- O Amor – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (…) Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. (1 João 4.8,16)
- Bondade – O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. (Salmos 145.9)
- Misericórdia, Longanimidade e a Graça – Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade. (Salmos 103.8)
- Justiça – Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. (Salmos 7.11)
- Sabedoria – Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento tem. (Jó 12.13)
Deus Pode Ser Encontrado?
PORQUE SOU EU QUE CONHEÇO OS PLANOS QUE TENHO PARA VOCÊS”, DIZ O SENHOR, “PLANOS DE FAZÊ-LOS PROSPERAR E NÃO DE LHES CAUSAR DANO, PLANOS DE DAR-LHES ESPERANÇA E UM FUTURO. ENTÃO VOCÊS CLAMARÃO A MIM, VIRÃO ORAR A MIM, E EU OS OUVIREI. VOCÊS ME PROCURARÃO E ME ACHARÃO QUANDO ME PROCURAREM DE TODO O CORAÇÃO. (JEREMIAS 29:11-13)
Como vimos o Senhor não criou a Terra e abandonou a humanidade a sua própria sorte. Desde o gênesis Ele procura desenvolver intimidade conosco.
Somente Deus sabe o que é melhor para nós. Ele tem bons planos a nosso respeito, propósitos de nos fazer crescer, prosperar.
Para o encontrar é preciso que vivamos o primeiro e grande mandamento: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento… (Lucas 10:27).
Se o amarmos, seremos ouvidos todas as vezes que clamarmos (Salmos 18. 1,6). A distância entre nós e ele foi quebrada por Jesus e a sua morte na Cruz, a nossa comunhão com Ele foi restaurada.
Vida Com Deus: Como Desenvolver?
“VENHAM A MIM, TODOS OS QUE ESTÃO CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU LHES DAREI DESCANSO. TOMEM SOBRE VOCÊS O MEU JUGO E APRENDAM DE MIM, POIS SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E VOCÊS ENCONTRARÃO DESCANSO PARA AS SUAS ALMAS. (MATEUS 11:28,29)
É preciso querer. O Senhor Jesus convida. É um convite aberto e irrestrito. Obviamente que há muitas escolhas e renúncias no caminho (Mateus 16.24). Mas agora só depende de você (Hebreus 3.7,8).
“O amor da criatura para com o Criador requer necessariamente obediência; caso contrário, não tem qualquer sentido”. (Francis Schaeffer)
Se você quer ampliar seu conhecimento sobre este assunto, eu recomendo que você leia oestudo sobre intimidade com o Senhor em 7 passos. Acredito que será útil a sua vida.
Deus Fala Comigo?
POIS A VERDADE É QUE DEUS FALA, ORA DE UM MODO, ORA DE OUTRO, MESMO QUE O HOMEM NÃO O PERCEBA. (JÓ 33:14)
Como dito anteriormente, a forma de comunicação do Senhor com a humanidade foi mudando com o passar do tempo: Teofania, Profecia e o testemunho de Jesus.
Atualmente a forma de comunicação geral, do Senhor com a humanidade é a Bíblia Sagrada. É através dela que Ele se revela e se comunica conosco.
Deus fala comigo ou com você, também através do dom da profecia, como falou por exemplo, com o apóstolo Paulo (Atos 21.10,11). No entanto, nenhuma profecia pessoal deve contradizer o que a Bíblia diz. Ou seja, quando receber uma profecia submeta ela ao julgamento das Escrituras.
Uma Palavra de Deus Pode Mudar Sua Vida
NO PRINCÍPIO DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA. ERA A TERRA SEM FORMA E VAZIA; TREVAS COBRIAM A FACE DO ABISMO, E O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS. DISSE DEUS: “HAJA LUZ”, E HOUVE LUZ. (GÊNESIS 1:1-3)
As determinações divinas são como já vimos soberanas, para o Senhor não há nada impossível (Lucas 1.37). E com o poder de sua palavra Ele criou todas as coisas.
Sendo assim, uma Palavra de dele pode mudar todo o rumo da sua história. A Terra era um caos e com uma palavra Ele a reordenou. Pode ser assim na nossa vida. Com apenas uma ordem tudo é reorganizado.
Sem Fé é Impossível Agradar a Deus
SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, POIS QUEM DELE SE APROXIMA PRECISA CRER QUE ELE EXISTE E QUE RECOMPENSA AQUELES QUE O BUSCAM. (HEBREUS 11:6)
Ao aproximar-se do Senhor você precisa sobre tudo, de um elemento: fé. Deus deseja ser crido. Ele não suporta a desconfiança, a incredulidade.
A grande maioria dos hebreus que saíram do Egito no Êxodo, não puderam entrar no descanso do Senhor por causa da incredulidade (Hebreus 3.18,19). Sendo assim, alimente a sua fé com pregações e estudos edificantes, mensagem que o inspire a confiar no Senhor.
A Oração
NA MINHA AFLIÇÃO CLAMEI AO SENHOR; GRITEI POR SOCORRO AO MEU DEUS. DO SEU TEMPLO ELE OUVIU A MINHA VOZ; MEU GRITO CHEGOU À SUA PRESENÇA, AOS SEUS OUVIDOS. (SALMOS 18.6)
A oração é a linguagem do céu, Deus não fica indiferente ao clamor dos seus filhos (Mateus 7.9-11). Não é sem razão que o Senhor Jesus exorta: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. (Mateus 7:7,8)
Os Milagres
ELE REALIZA MARAVILHAS INSONDÁVEIS, MILAGRES QUE NÃO SE PODE CONTAR. (JÓ 5.9)
Deus é bom e na manifestação de sua bondade Ele opera milagres em favor dos que o buscam. Talvez você pergunte: “Qual o critério?”
Como já foi dito antes o critério é a fé. O Senhor Jesus disse: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?” (João 11.40).
Quem Entrará no Reino de Deus?
CERTA VEZ, TENDO SIDO INTERROGADO PELOS FARISEUS SOBRE QUANDO VIRIA O REINO DE DEUS, JESUS RESPONDEU: “O REINO DE DEUS NÃO VEM DE MODO VISÍVEL. ” (LUCAS 17:20)
Só há um caminho e ele foi aberto por Jesus (João 14.6). Sendo assim, apenas aqueles que receberem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, herdarão o reino dos céus.
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:3-5).
Então qual a sua escolha?
Conclusão
Não há como provar cientificamente a existência de Deus. Ele é espirito, não há como submetê-lo a testes de laboratório.
O elemento indispensável nesse relacionamento é a fé. É necessário crer que o Senhor existe e que a Bíblia é a sua Palavra, a forma como Ele se comunica conosco e se revela.
Por fim, você o que acha? Concorda com o que foi dito neste estudo? Qual a sua opinião? Deixe o seu comentário. E não esqueça de compartilhar com seus amigos, contatos, parentes. Creio que será bênção na vida deles.
Deus abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário