O que significa hora terceira, hora sexta e hora nona citadas na Bíblia?
veja esse texto:
“Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:46).
A pergunta que fica é: nesse texto, a que horas Mateus está dizendo que Jesus morreu?
Para entender isso, vamos aprender agora como os judeus marcavam as horas do dia. Os judeus separavam o dia em duas partes: a primeira parte correspondia ao dia claro, e era contado desde o nascer do sol (por volta das 6 da manhã), até o pôr-do-sol (por volta das 18 horas), portanto, tinha 12 horas. Já a noite, era contada das 18 horas até as 6 da manhã do dia seguinte. Essas duas frações de 12 horas eram separadas da seguinte forma:
Dia claro:
- Primeira hora = 7 da manhã
- Segunda hora = 8 da manhã
- Terceira hora = 9 da manhã
- Quarta hora = 10 da manhã
- Quinta hora = 11 da manhã
- Sexta hora = Meio dia
- Sétima hora = 1 da tarde
- Oitava hora = 2 da tarde
- Nona hora = 3 da tarde
- Décima hora = 4 da tarde
- Décima primeira hora = 5 da tarde
- Décima segunda hora = 6 da tarde
Já a noite, os judeus costumavam separar as horas em 3 vigílias de 4 horas cada uma. Veja este texto: “Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar” (Lucas 12:38).
Dia a noite:
- Primeira vigília da noite = das 18h até 22h
- Segunda vigília da noite = das 22h até 2 da manhã
- Terceira vigília da noite = das 2 da manhã até 6 da manhã
Ou seja, no texto de Lucas 12:38 Jesus está citando que esse senhor poderia chegar entre 22h (segunda vigília da noite) e 6 da manhã do dia seguinte (terceira vigília da noite).
Uma outra observação a ser feita é que em alguns textos é citada a quarta vigília da noite, vejamos: “Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar” (Mateus 14:25).
Os romanos, diferente dos judeus, contavam a noite em 4 vigílias, não em 3 como os judeus. Dessa forma, alguns autores usavam a forma de contar dos romanos, como nesse caso onde Mateus usou a forma romana de contar e não a dos judeus.
Vigílias da noite (contagem romana):
- Primeira vigília da noite = das 18h até 21h
- Segunda vigília da noite = das 21h até meia noite
- Terceira vigília da noite = da meia noite até 3 da manhã
- Quarta vigília da noite = das 3 da manhã até 6 da manhã
Dessa forma, no texto de Mateus 14:25 que citamos, Jesus anda por sobre o mar na quarta vigília da noite, ou seja, entre 3 da manhã e 6 da manhã.
Observação: Diferente de nós, que contamos o dia completo das 0h até às 24h, os judeus consideravam a contagem de 24 horas do dia do pôr-do-sol (18h) de um dia, até o pôr-do-sol (18h) do outro dia. É por isso, por exemplo, que o sábado judaico, na realidade, ia das 18h da sexta-feira (pôr-do-sol), até as 18h do sábado (pôr-do-sol).
Nenhum comentário:
Postar um comentário