quarta-feira, 3 de outubro de 2018


Amar a Deus:O Maior Mandamento




Ele Nos Amou Primeiro

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. (1 João 4:19)

Há uma grande lição aqui!
Se você for casado vai entender melhor o que quero dizer. Lembra daquele momento em que você e o seu cônjuge discutiram e você tem certeza de que está com a razão? E que normalmente decidimos que não vamos pedir desculpas porquê estamos certos?
Pois é, Deus não pensa como nós.
Quando Adão e Eva pecaram no Éden eles feriram a única proibição que o Senhor Deus havia estabelecido. A punição poderia ter sido a extinção da humanidade. O Senhor poderia ter dado um “reset” e nós nunca saberíamos.
Mas ao invés disso, Ele os expulsou do Éden e com o passar da história foi se revelando e dando oportunidades ao ser humano até que tudo se completasse em sua revelação perfeita na pessoa de Jesus Cristo.
O ser humano jamais pode afirmar que o seu amor por Deus foi anterior ao amor de Deus por ele. Deus sempre vem em primeiro lugar ao nos amar, e nós respondemos com o nosso amor por ele. Nosso amor, portanto, é uma cópia do seu amor. Ele é a origem do amor, e nós seguimos o seu exemplo. (Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João. (C. A. B. Marra, Org., S. Klassen, Trad.) (1a edição, p. 459). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.)
Amar a Deus é fruto do amor de Deus por nós. Ele deu o primeiro passo na reconciliação. Mesmo com toda nossa culpa injustificável e estando Ele completamente coberto de razão, foi ele que “bateu na porta” e iniciou a conversa.

Amar a Deus Sobre Todas As Coisas

“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? “

Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. (Mateus 22:36-38)

Não há dúvidas de que a maioria dos fariseus e mestres da lei odiavam Jesus. Era como se eles estivessem jogando algo do tipo “Battle Royale”. Queriam devorá-lo.
A intenção deles era mostrar que Jesus era contrário a Lei de Moisés e acusá-lo de blasfêmia. Daí a pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? “
A resposta de Jesus é uma referência aos Dez Mandamentos. O Mestre joga ainda mais luz sobre o texto ao dizer: “Este é o primeiro e maior mandamento”. Ou seja, deve ser a nossa prioridade saber como cumpri-lo.
Amar a Deus é muito mais do que “gostar de Deus” ou achá-lo “o Legal ou Paizão”. Embora os nossos sentimentos estejam envolvidos, são as nossas atitudes – na maioria das vezes contrárias aos nossos sentimentos – que confirmarão nosso amor pelo Senhor.

Amar a Deus e a Obediência

Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. (1 João 5:3)

Para confirmar o que eu disse antes, medite atentamente no texto de 1 João 5.3. O apóstolo nos mostra que amar a Deus consiste em obedecer aos seus mandamentos.
A palavra grega que ele utliza para ‘obedecer’ é tereo e significa: atender cuidadosamente a, tomar conta de, guardar. (STRONG, Concordância)
Tenho visto muitos cristãos dizendo que amam a Deus e estão “atolados” em uma vida de mentira, adultério, engano, fornicação. Muitos deles falam línguas estranhas, pulam e profetizam.
Mas em chegando em casa a mulher é espancada, os filhos ficam com medo. É beberrão.
Contudo, na Igreja é uma referência.
Por isso, o Senhor Deus nos alerta, como alertou Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16:7)
Amar a Deus está diretamente ligado ao relacionamento que temos com Ele.

Amar a Deus e Desenvolver Relacionamento Com Ele

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:8-10)

Servimos a um Deus Santo. Sendo assim o processo de santificação deixa de ser opção e passa a ser obrigação. Necessidade.
Tiago, irmão do Senhor nos convida a uma aproximação a Deus. Como consequência a promessa é a de que o Senhor se aproximará de nós.
A palavra grega utilizada por Tiago é eggizo e significa: aproximar-se, juntar uma coisa a outra, chegar perto, abordar. (STRONG, Concordância)
Somente desenvolvendo uma vida de proximidade ao Senhor é que experimentaremos profundas modificações de caráter, vontade e comportamento.
Deus deve ser um membro ativo da nossa vida, família, trabalho, relacionamentos. Embora invisível, Ele é real.
Uma maneira ótima e eficaz de nos aproximarmos de Deus, é por meio dos devocionais diários. Separe um tempo no seu dia para ler estudar as Escrituras e orar ao Senhor.
Dessa forma você estará expondo sua vida continuamente no altar do Senhor e sua alma sendo ministrada por Ele.

Amar a Deus de Todo Coração?

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. (Gênesis 6:5)

Antes de prosseguir precisamos entender o que significa ‘coração’ aqui. Pois bem, a palavra grega utilizada é kardia e refere-se ao órgão humano, contudo o sentido bíblico é mais amplo. Observe:
CORAÇÃO É usado poucas vezes referindo-se ao órgão assim chamado. Refere-se ao mais profundo do ser humano, à sede tanto da mente como dos sentimentos (Sl 4:7; Pv 2:2, 9:1; 10; Mt 5:8, 28; Ef 1:18; 5:19). Se não está em comunhão com Deus, o coração é pecaminoso e precisa ser purificado (Sl 51:10; Jr 17:9–10). (BIBLE, Logos Software)
É a parte mais profunda do nosso ser. É quem somos. A sede do nosso pensamento. O lugar onde tiramos conclusões, onde escolhemos o que queremos, onde decidimos no que vamos crer e no que não vamos crer.
Amar a Deus de todo coração significa que este lugar será governado por Deus e não mais por mim. Minhas decisões, escolhas, fé, desejos e tudo o que sou estarão submetidos a Deus e à Sua Palavra.
Naturalmente este governo não pertence a Deus. Por natureza somos maus, rebeldes. A sujeição dessa área requer muito esforço e dedicação, pois esta é uma fortaleza que a nossa humanidade não quer perder.

O Que Significa Amar a Deus de Toda Sua Alma?

A palavra grega utilizada por Mateus para definir alma é psuche e significa: respiração, fôlego de vida, força vital que anima o corpo e é reconhecida pela respiração. (STRONG, Concordância)
Observe esta definição:
ALMA Originalmente, significa “vida” (Gn 2:7; 9:4; Lv 17:10–14; Rm 11:3; 16:4). Refere-se também à fonte dos apetites físicos (Nm 21:5; Dt 12:15; 20–24) e das emoções (Jó 30:25; Sl 86:4). Depois, significou a fonte da vontade e da ação moral (Dt 4:29; Sl 24:4; 25:1). Desse modo, a salvação da alma (Hb 10:39; 1 Pe 1:9–10) é a salvação da pessoa inteira. Alma e corpo não se distinguem na Bíblia como se diferenciam na filosofia grega. (BIBLE, Logos Software)
Amar a Deus com toda nossa alma, significa basicamente sujeitar a Deus os nossos desejos. É na alma que desejamos o bem e o mal. É aqui onde o pecado apresenta suas cobiças.
Se a nossa alma for submissa ao Senhor Deus teremos emoções sadias. Seremos pessoas plenas e perfeitamente conscientes dos nossos caminhos.
A alma tem sido o alvo preferido do Diabo no século XXI para destruir o ser humano. A cada ano o número de pessoas com depressão apenas aumenta, além dos suicídios.
O que é isso?
Reflexo de uma geração que está com sua alma cada vez mais longe de Deus.

O Que Significa Amar a Deus de Todo Entendimento?

Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: “De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente”. (Deuteronômio 4:6)

A palavra utilizada aqui para ‘entendimento’ é dianoia e significa: mente como centro das habilidades intelectuais, afetivas e volitivas, meio de expressão do pensamento e do afeto, pensamentos tanto bons quanto maus.
Noutras palavras, amar a Deus com todo o nosso entendimento significa tomar decisões ou fazer escolhas que honrem a Deus e glorifiquem o seu nome.
Muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que fazer ou não, é algo comum. Para cumprir esta parte do mandamento o nosso critério de escolha deve excluir a possibilidade de que nossa atitude causará tristeza no Espírito Santo.

Amar a Deus e Ao Próximo

Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (1 João 4:20)

Em nossos dias não é incomum ver e ouvir pessoas dizendo que amam a Deus e causando muita dor no próximo.
Cito por exemplo, o atentado as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Cerca de 4 mil mortos e milhares de feridos, além das outras que foram diretamente afetadas pelo incidente. Muitos perderam parentes, amigos, empregos, dinheiro, enfim.
Tudo isso, foi causado por pessoas que diziam amar muito a Deus.
Na visão bíblica há uma grande contradição aí. Dizer que ama a Deus e não amar o próximo é mentira, disse João. O amor a Deus é validado pelo meu relacionamento com os outros seres humanos e suas necessidades.
É possível que João estivesse se dirigindo aos mestres gnósticos, que diziam amar a Deus, mas cuja conduta mostrava ódio para com os cristãos. O amor a Deus não pode ser um sentimento caloroso em nosso coração, que se move verticalmente para o céu, mas que, horizontalmente, não alcança o nosso próximo. O amor verdadeiro a Deus e ao nosso próximo se estende em ambas as direções. (Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João. (C. A. B. Marra, Org., S. Klassen, Trad.) (1a edição, p. 460). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.)
Devemos aperfeiçoar nosso amor a Deus, e como consequência nosso relacionamento com as pessoas será mais valioso, verdadeiro e frutífero.

Conclusão

Amar a Deus é algo que está muito além daquilo que as palavras conseguem descrever. Ele é refletido diretamente em nosso comportamento, escolhas e atitudes.
A exigência é que nos aproximemos de Deus de maneira sincera, diária e contínua. Não deve ser algo baseado nas dificuldades, tipo: “Ah! Meu Deus, preciso disso, daquilo e de mais isso…”
Não!
Deve ser uma relação baseada no amor sincero e no respeito.
Fazendo assim, seremos seres humanos plenos, felizes. Pois estaremos junto às fontes de água da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário