O rei ora a Deus pedindo que o livre de seus adversários que são muitos. Na vida, temos muitos. E não me refiro a pessoas, pois a nossa luta não é contra elas (Efésios 6.12).
Nossos grandes inimigos são o Diabo e seus demônios, o pecado, os sentimentos maus. Todos eles procuram a todo momento nos levar para longe de Deus.
Contudo, Davi confia que o Senhor Deus o protegerá e o livrará da vergonha. Além disso, o rei acredita que o Soberano o fará voltar a triunfar.
Ter este tipo de convicção é o que nos mantém vivos. Ao invés de se curvar diante do problema, Davi o lança sobre Deus e espera o melhor.
A confiança é tamanha que ele declara: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam”.
Ele não perde o sono. Suas emoções não ficam em alvoroço. Ele não está dominado pelo medo. Tudo isso, é consequência de seu bom relacionamento com Deus.

Esboço de Salmos 3:

Salmos 3.1,2: Muitos são os adversários
Salmos 3.3,4: O Escudo que me protege
Salmos 3.3 – 8: O Senhor me sustém

Salmos 3.1,2: Muitos são os adversários

1 Senhor, muitos são os meus adversários! Muitos se rebelam contra mim!
2 São muitos os que dizem a meu respeito: “Deus nunca o salvará!” Pausa

Salmos 3.3,4: O Escudo que me protege

3 Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.
4 Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Pausa

Salmos 3.3 – 8: O Senhor me sustém

5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.
6 Não me assustam os milhares que me cercam.
7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios.
Do Senhor vem o livramento. A tua bênção está sobre o teu povo