Mateus 13.1 – 9: Jesus ministra uma de suas parábolas mais conhecidas: a parábola do semeador. A figura de um agricultor que semeia a mesma semente em solos diferentes obtendo resultados diversos, é utilizada por Jesus Cristo para mostrar como as pessoas recebem a Palavra de Deus.
Mateus 13.10 – 17: Os discípulos ficam intrigados com o fato do Mestre ensiná-los por meio de parábolas. Jesus ensina que é para que seja revelado aqueles que amam a Deus sinceramente.
Quem não ama a Deus sinceramente não procura conhecer o sentido de suas palavras, quem ama ao contrário quer conhecer até mesmo os detalhes.
Mateus 13.18 – 23: Jesus explica a parábola do semeador aos discípulos. Ele compara cada um dos solos e os resultados de cada semente a maneira como as pessoas ouvem a Palavra de Deus e o que fazem com esse conhecimento.
Mateus 13.24 – 30: Por meio da parábola do joio e do trigo, Cristo mostra que o cristão fruto da conversão sincera é saudável e alimenta as multidões com o seu testemunho, ao contrário do joio.
Embora o joio possua a mesma aparência na fase inicial a distinção é evidente no período da colheita. Além disso, a farinha produzida pela pelo joio é venenosa, ou seja não serve para alimentar a ninguém é estéril.
Mateus 13.31,32: O grão de mostarda era a menor semente cultivada pelos agricultores da Palestina nos dias de Jesus.
Mesmo sendo inicialmente uma semente minúscula o seu desenvolvimento é extraordinário, sendo capaz de gerar árvores com até três metros de altura.
Jesus Cristo utiliza esse exemplo para mostrar que embora o Reino de Deus, tenha um começo humilde na Terra ele se tornaria amplo e muitas pessoas de todo o mundo se abrigariam nele.
Mateus 13.33: Normalmente o fermento é utilizado na Bíblia para exemplificar algo ruim, mas na parábola do fermento é diferente.
Jesus utiliza este elemento para mostrar que o bom fermento se alastra pela massa, da mesma maneira que o Reino de Deus se alastra na vida da pessoa que recebe o Espírito Santo e molda o seu caráter à semelhança do caráter de Cristo.
Mateus 13.34 – 43: Jesus revela aos seus discípulos qual o significado de cada um dos elementos da parábola do joio e do trigo.
Mateus 13.44 – 53: Os ensinamentos de Jesus em sua maioria são por meio de figuras do dia a dia do povo simples da Palestina de seus dias.
Para isso, o Mestre utiliza as parábolas uma ilustração que revele uma aplicação prática e profunda para os seus ouvintes.
Mateus 13.54 – 58: Ao ouvir o ensino e as parábolas de Jesus as multidões ficavam maravilhadas. Elas queriam saber qual era a fonte de tanto poder e sabedoria.
As pessoas que o viram crescer na pequena Nazaré eram as mais espantadas. O fato delas conhecerem a Jesus, maria sua mãe e seus irmãos e irmãs criava uma espécie de bloqueio à majestade de do Filho de Deus.

Esboço de Mateus 13:

Mateus 13.3: A parábola do semeador
Mateus 13.11: Os mistérios do reino dos céus
Mateus 13.18: A explicação da parábola do semeador
Mateus 13.26: A parábola do joio e do trigo
Mateus 13.32: A parábola do grão de mostarda
Mateus 13.33: A parábola do fermento
Mateus 13.41: Explicação da parábola do joio e do trigo
Mateus 13.53: Jesus ensina por parábolas
Mateus 13.54: O ensino de Jesus impressiona a todos

A Parábola do Semeador

“JESUS FALOU MUITAS COISAS POR PARÁBOLAS, DIZENDO: O SEMEADOR SAIU A SEMEAR”. (V.V – 3)
A Palavra de Deus tem sido semeada todos os dias, por meio dos mais diversos meios de comunicação ou pelo testemunho pessoal e diário de muitos cristãos.
Essa semeadura é uma bênção. Pois o Evangelho de Jesus Cristo promove paz, restauração e vida.
Certamente o Diabo tentará de toda forma arruinar esse projeto, seja influenciando a mente das pessoas ou inspirando incredulidade nelas.
De qualquer maneira, o Evangelho está sendo pregado, Jesus garante, o semeador saiu a semear e continua fazendo isso.

Os Mistérios do Reino dos Céus

“ELE RESPONDEU: A VOCÊS FOI DADO O CONHECIMENTO DOS MISTÉRIOS DO REINO DOS CÉUS, MAS A ELES NÃO”. (V.V – 11)
Compreender a mensagem do Evangelho é realmente uma bênção. Conhecer os mistérios de Deus, entender e crer neles. OS discípulos receberam esta dádiva, assim como todos os que receberam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.

A Explicação da Parábola do Semeador

“PORTANTO, OUÇAM O QUE SIGNIFICA A PARÁBOLA DO SEMEADOR…” (V.V – 18)
Jesus está comprometido em que todos ouçam o Evangelho e o compreendam. Sua intenção não é apenas falar conosco, é nos fazer entender a mensagem.
Isso é fundamental. Somente quando entendemos o que o Senhor Deus nos fala é que somos abençoados e experimentamos crescimento.

A Parábola do Joio e do Trigo

“QUANDO O TRIGO BROTOU E FORMOU ESPIGAS, O JOIO TAMBÉM APARECEU”. (V.V – 26)
Deus criou a humanidade com um projeto lindo, perfeito. Ele nos fez para viver de maneira plena, com alegria e paz. Todavia, o Diabo procurou estragar tudo, atraindo a atenção de Adão e Eva, no Éden. E conseguiu, o joio foi plantado.
O mesmo prossegue acontecendo no decorrer da história. Deus planta o bem na Terra, o Diabo semeia o mal. Ambos prosseguem crescendo, até que no fim. A vontade de Deus prevaleça.

A Parábola do Grão de Mostarda

“EMBORA SEJA A MENOR DENTRE TODAS AS SEMENTES, QUANDO CRESCE TORNA-SE UMA DAS MAIORES PLANTAS, E ATINGE A ALTURA DE UMA ÁRVORE, DE MODO QUE AS AVES DO CÉU VÊM FAZER OS SEUS NINHOS EM SEUS RAMOS”. (V.V – 32)
O Reino de Deus tem começos muitos humildes. Um grupo de doze homens, começaram seguindo Jesus.
Testemunharam sua morte e ressurreição. Pregaram o Evangelho sem a menor infraestrutura moderna e mesmo assim, a mensagem tem se espalhado ao longo dos anos.
Já são dois milênios, bilhões de seguidores e algo que começou como uma semente, se transformou em uma grande árvore e abriga inúmeras aves.

A Parábola do Fermento

“E CONTOU-LHES AINDA OUTRA PARÁBOLA: “O REINO DOS CÉUS É COMO O FERMENTO QUE UMA MULHER TOMOU E MISTUROU COM UMA GRANDE QUANTIDADE DE FARINHA, E TODA A MASSA FICOU FERMENTADA””. (V.V – 33)
Por mais que o Diabo e o pecado tentem frustrar o crescimento do Reino de Deus, mais ele cresce. É inevitável, ele vai crescer.
Assim como a massa fermentada a mensagem do Evangelho vai se espalhar por toda a humanidade, até que toda a Terra seja cheia do conhecimento de Deus.

Explicação da Parábola do Joio e do Trigo

“O FILHO DO HOMEM ENVIARÁ OS SEUS ANJOS, E ELES TIRARÃO DO SEU REINO TUDO O QUE FAZ CAIR NO PECADO E TODOS OS QUE PRATICAM O MAL”. (V.V – 41)
No final, quando o Reino de Deus se manifestar completamente o pecado e o Diabo serão definitivamente derrotados. A plenitude da humanidade será restaurada e todos os que pecaram, sem arrependimento serão lançados no inferno.

Jesus Ensina por Parábolas

“QUANDO ACABOU DE CONTAR ESSAS PARÁBOLAS, JESUS SAIU DALI”. (V.V – 53)
Jesus procura falar conosco de maneira compreensível. Ele utiliza figuras, exemplos, realidades e sinais que possamos entender.
Durante sua jornada na Terra, seus ensinamentos procuravam ser o mais próximo daquilo que seus ouvintes entenderiam.
Isso nos mostra que o desejo de Deus é estabelecer conosco uma comunicação eficiente e constante. Com isso, ele nos dirigirá e guardará.

O Ensino de Jesus Impressiona a Todos

“CHEGANDO À SUA CIDADE, COMEÇOU A ENSINAR O POVO NA SINAGOGA. TODOS FICARAM ADMIRADOS E PERGUNTAVAM: DE ONDE LHE VÊM ESTA SABEDORIA E ESTES PODERES MILAGROSOS?” (V.V – 54)
Quando as pessoas que conheciam começaram a ouvir o ensino de Jesus e ver os seus milagres extraordinários, elas não conseguiam assimilar o fato de que ele era Deus.
Devemos pensar nisso, porque as familiaridades podem ser um impedimento. Quando nos familiarizamos demais com a Palavra de Deus, a Igreja e o Reino, podemos achar que tudo está sob o nosso controle.
Não podemos cair neste tipo de tentação. Nosso objetivo deve ser sempre, o de desejar mais e mais de Deus.