Quais são as religiões mundiais mais comuns?
Existem inúmeras religiões no mundo, com a maioria delas tendo sub-seitas dentro de si. De um modo geral, todas elas tentam ajudar as pessoas a achar sentido e propósito a sua existência neste mundo, explicar o que ocorre na vida após a morte e declarar se existe ou não uma divindade; se existe, então a religião tenta explicar como devemos nos relacionar com ela. As sete religiões mundiais na lista abaixo compreendem mais de 95% dos adeptos religiosos do mundo.O Catolicismo Romano e o Cristianismo
Há aproximadamente 1,2 bilhões de professos católicos romanos no mundo todo. Embora a Igreja Católica tenha sempre se identificado com o Cristianismo, existem diferenças fundamentais entre os dois. Os católicos romanos geralmente identificam-se como cristãos, mas, com o propósito de distinguir as duas divisões da fé cristã, os aderentes do catolicismo romano são referidos como “católicos”, enquanto que os adeptos não-católicos da fé cristã são chamados de “cristãos”. Há aproximadamente 900 milhões de pessoas em todo o mundo que professam ser cristãos não-católicos. O nome é derivado do fato de que os primeiros seguidores de Jesus de Nazaré foram chamados de cristãos (Atos 11:26), o que significa, literalmente, "pequenos Cristos". "Cristo" é a palavra grega para o hebraico “Messias”, o "ungido". Embora os cristãos se identifiquem frequentemente com denominações específicas, tais como batistas, metodistas, presbiterianas, luteranas, pentecostais e nazarenas, eles também reivindicam universalmente o nome “cristão” para si mesmos. O Cristianismo é muitas vezes chamado coletivamente de “igreja”. Este é um termo indistinto por ser também usado para congregações e edifícios locais, bem como para denominações específicas.
Islão
A palavra "Islã" significa literalmente "submissão" e, como tal, um muçulmano é "aquele que se submete a Deus." O Islã é baseado principalmente nos escritos de Maomé como registrados no Alcorão. Há cerca de 1,3 bilhões de muçulmanos no mundo de hoje. O Islã é representado em todo o mundo. Embora geralmente associado com o Oriente Médio, as maiores populações muçulmanas estão na Ásia. A Indonésia, Malásia, Paquistão, Bangladesh e Índia também têm populações muçulmanas consideráveis.
Hinduísmo
O Hinduísmo é uma palavra criada pelo mundo ocidental para abranger o sistema religioso e social dominante da Índia. Tradicionalmente, aqueles que chamamos de hindus se referem a sua religião como "darma", que significa "caminho" ou "religião". Há cerca de 900 milhões de hindus no mundo. Obviamente, o maior número está localizado na Índia. Já que os indianos têm emigrado por todo o mundo, no entanto, há muitas comunidades hindus em outros países. O número total de hindus na Índia está sujeito a alguma controvérsia por incluir até 300 milhões dos "intocáveis" (dalits), que são oficialmente contados como parte da estrutura social hindu, mas são impedidos de participar plenamente no Hinduísmo.
Budismo
O Budismo se baseia nos ensinamentos da pessoa chamada Buda, que significa "iluminado". Esta religião tem muitos ramos diferentes, mas o Budismo é o único termo adequado e abrangente, e os seus adeptos, independente de quão divergentes em suas crenças, são felizes de serem conhecidos como budistas. O Budismo tem cerca de 360 milhões de seguidores, colocando-o em quarto lugar, atrás do Cristianismo, Islamismo e Hinduísmo. O Budismo se originou na Índia. É dominante em suas formas mais tradicionais no Sri Lanka e em grande parte do Sudeste da Ásia (Tailândia, Mianmar, Laos e Camboja). Além disso, ele tem assumido várias formas em muitos outros países da Ásia, principalmente no Tibete, Coreia, China e Japão. Hoje, o Budismo é frequentemente adotado pelos ocidentais, embora muitas vezes à custa da fidelidade às formas tradicionais dessa religião.
Judaísmo
O Judaísmo recebe o seu nome em homenagem à tribo de Judá, uma das antigas doze tribos de Israel. Então, literalmente, é a religião de quem vem da tribo de Judá, ou seja, os judeus. No entanto, ser judeu se refere a uma identidade étnica bem como a uma fé, e hoje há muitos judeus que não praticam a fé judaica, embora sejam felizes em ser conhecidos como judeus etnicamente e culturalmente. Estima-se que existam cerca de 15 milhões de judeus religiosos no mundo de hoje, mas muitos outros não praticam nenhuma religião.
Bahá'í
O termo Bahá'í significa literalmente um "seguidor de Bahá", referindo-se a Bahá'u'lláh, o fundador da religião. O Bahá'í tem mais de sete milhões de membros. Originária do Irã, essa religião é representada em mais de 200 países do mundo, atrás apenas para o Cristianismo (em mais de 250 países), mas muito à frente do Islã, que está em cerca de 175 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário