O que significa danado? Chamar uma criança de danada é maldição?
Palavras mudam com o tempo. Elas podem mudar de significado, perdendo completamente seu significado original, ou ganhar vários novos significados que têm pouco ou nada a ver com sua origem. Esse processo acontece em todas as línguas e com quase todas as palavras que falamos.
O significado de danado também mudou com o tempo. Sua origem está no latim damnatus, que significa condenado ou rejeitado. No contexto religioso, danado passou a ter o sentido de “condenado ao inferno”. Com o passar do tempo, o significado evoluiu e se expandiu. Atualmente, danado tem vários significados, dependendo do contexto, como:
- Traquinas
- Esperto
- Zangado
- Raivoso (doença da raiva)
- Condenado ao inferno
Assim como o significado de “ponto” muda de acordo com o contexto (ponto final, ponto de ônibus, ponto de crochê…), o significado de danado também varia e não tem um significado principal.
É maldição chamar uma criança de danada?
Só se essa for sua intenção. Se você usa a palavra no sentido de sapeca, não tem problema. Você está apenas constatando um fato. Mas se você está desejando o mal da criança, então é ruim (Efésios 4:29).
Se você não se sente confortável dizendo “danado”, então não diga. Fique de bem com sua consciência. Mas se você usa a palavra sem maldade, você não comete pecado nem está lançando maldição. Seja qual for sua posição, não condene quem escolhe fazer diferente de você. Essa é uma questão de consciência individual (Romanos 14:22).
Nossas palavras têm poder mas também têm limites. Nós não podemos fazer alguém ir para o inferno. Cada pessoa é responsável por sua própria vida, por isso chamar uma pessoa de danada não é condená-la ao inferno (Romanos 14:12). No entanto, desejar que alguém vá para o inferno não é nada bom e devemos evitar esse sentimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário