Qual a diferença entre religião e espiritualidade?
Antes de explorarmos a diferença entre religião e espiritualidade, precisamos primeiramente definir os dois termos. Religião pode ser definida como “crença em Deus ou deuses a serem adorados, geralmente expressada em conduta e ritual” ou “qualquer sistema específico de crença, adoração, etc., que geralmente envolve um código de ética”. Espiritualidade pode ser definida como “a qualidade ou fato de ser espiritual, não-físico” ou “caráter predominantemente espiritual, como demonstrado no modo de pensar, vida, etc.; tendência ou tom espiritual”. Para resumir, religião é um conjunto de crenças e rituais que clamam colocar seus seguidores em um relacionamento correto com Deus, e espiritualidade é o foco em coisas espirituais e no mundo espiritual ao invés de em coisas terrenas e físicas.O engano mais comum sobre religião é que o Cristianismo é apenas mais uma religião como o Islamismo, Judaísmo, Hinduísmo, etc. Triste dizer que muitos que afirmam ser seguidores do Cristianismo o praticam como se fosse apenas uma religião. Para muitos, o Cristianismo não é nada mais do que um simples conjunto de regras e rituais aos quais uma pessoa tenha que aderir para poder ir ao céu depois da morte. Isso não é o Cristianismo verdadeiro. O Cristianismo verdadeiro é ter um relacionamento com Jesus Cristo. Ele não é uma religião, mas sim ter um relacionamento correto com Deus ao receber Jesus Cristo como o Salvador-Messias, através de graça pela fé. Sim, o Cristianismo tem suas “regras” a serem seguidas (ex: não matarás, ame uns aos outros, etc.). No entanto, esses rituais e regras não são a essência do Cristianismo. Os rituais e regras do Cristianismo são o resultado da salvação do cristão. Quando recebemos salvação através de Jesus Cristo, somos batizados como uma proclamação da nossa fé. Participamos da santa ceia como uma lembrança do sacrifício de Cristo. Seguimos uma lista de “faça” e “não faça” por amor a Deus e gratidão pelo que Ele fez por nós e também como resultado da influência do Espírito Santo habitando em nossas vidas.
O engano mais comum sobre espiritualidade é que há várias formas de espiritualidade, e todas são igualmente válidas. Meditar ao manter seu corpo em posições estranhas, conversar com a natureza, procurar ter uma conversa com o mundo espiritual, etc., podem até parecer “espirituais”, mas são na verdade uma espiritualidade falsa. Espiritualidade verdadeira é possuir o fruto do Espírito Santo de Deus como resultado de receber salvação através de Jesus Cristo. Espiritualidade verdadeira é o fruto que o Espírito Santo produz na vida de uma pessoa: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). Espiritualidade é tornar-se como Deus, o qual é Espírito (João 4:24), e ter o nosso caráter moldado de acordo com a Sua imagem (Romanos 12:1-2).
O que religião e espiritualidade têm em comum é que os dois podem ser falsos métodos de ter um relacionamento com Deus. Religião tem a tendência de substituir um relacionamento genuíno com Deus com a observância fria de rituais. Espiritualidade tem a tendência de substituir um relacionamento genuíno com Deus com uma falsa conexão com o mundo espiritual. Os dois podem ser, e geralmente são, caminhos falsos a Deus. Ao mesmo tempo, religião pode ser de grande valor no sentido de que aponta ao fato de que há um Deus, e que vamos ter que, de alguma forma, prestar contas a Ele. O único valor verdadeiro da religião é a sua habilidade de afirmar que temos falhado e que precisamos de um Salvador. Espiritualidade pode ser de grande valor ao demonstrar que o mundo físico não é só o que existe. Seres humanos são não só materiais, mas também possuem uma alma-espírito. Há um mundo espiritual ao nosso redor do qual devemos estar cientes. O valor verdadeiro da espiritualidade é que ela aponta ao fato de que há algo e alguém além do mundo físico que não devemos ignorar.
Jesus Cristo é a concretização de religião e espiritualidade. Jesus é o Único a quem teremos que prestar contas – e só a Ele uma religião verdadeira vai nos direcionar. Jesus é o Único com quem devemos nos conectar – e a Ele espiritualidade verdadeira vai nos direcionar. Você está interessado em descobrir religião e espiritualidade verdadeiras? Se a resposta for sim, por favor comece a sua jornada com o nosso artigo que descreve como receber Jesus Cristo como seu Salvador Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário