terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Jardim do Éden?

 

O Que Era o Jardim do Éden? Qual é a Localização do Jardim do Éden?



O significado da palavra Éden é debatido. Se sua origem for hebraica, então Éden significa “deleite” ou “prazer”, de onde vem a ideia de “paraíso”. Se sua origem for acadiana, então Éden significa “planície”.

Como era o Jardim do Éden?

A Bíblia diz que Deus plantou um jardim no Éden, na direção do Oriente. Isso indica que Éden era a região na qual o jardim ficava localizado. Nesse jardim Deus colocou o homem que havia criado (Gênesis 2).
No jardim Deus fez brotar toda variedade de plantas, ervas e árvores. Havia muitas árvores belas e frutíferas. Entre todas as árvores do Jardim do Éden, duas recebem especial importância e significado: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
O fruto da árvore da vida, como o próprio nome sugere, conferia a vida eterna ao homem. Já a árvore do conhecimento do bem e do mal representava um teste moral para o homem, visto que Deus o proibiu de comer de seu fruto. Nesse aspecto, por uma atitude de desobediência, o fruto dessa árvore conferia a morte.
A Bíblia também diz que um rio saía do Éden para regar o jardim. Esse rio se dividia dando origem a quatro canais cujos nomes eram: Pisom, Giom, Hidequel (Tigre) e Perat (Eufrates). O termo hebraico utilizado nesse texto também permite a interpretação inversa, ou seja, ao invés de o rio que regava o jardim tornar-se quatro canais, talvez ele fosse formado pela confluência de quatros canais.
À luz de Gênesis 2:5 é possível sugerir que no Jardim do Éden também existia algum espaço de terra arável, pronta para o homem lavrar e cultivar. No jardim havia grande variedade de animais, desde animais apropriados para domesticação até animais selvagens e pássaros (Gênesis 2:19,20).
Não se sabe por quanto tempo o primeiro casal viveu no Jardim do Éden. Aparentemente essa habitação teve curta duração, mas não há como saber (Gênesis 2:8-3:24). Foi no Jardim do Éden que o pecado teve origem na humanidade. Mas foi ali também que pela primeira foi ouvida a promessa de redenção (Gênesis 3:15). Depois de desobedecer a Deus, o homem foi expulso do jardim que era protegido por querubins (Gênesis 3:24).

Onde ficava o Jardim do Éden?

Muito provavelmente o Jardim do Éden ficava na região da Mesopotâmia, ao leste da Palestina. Mas ninguém sabe qual era sua localização exata.
A Bíblia até fornece algumas informações sobre a região em que ficava localizado o Jardim do Éden. O jardim ficava nas circunvizinhanças das terras de Havilá, Cuxe e o oriente da Assíria. Havilá provavelmente ficava na região da Arábia, talvez próximo ao atual Iraque (cf. Gênesis 10:7,29; 25:18; 1 Samuel 15:7). Já Cuxe possivelmente correspondia à parte do norte da África.
Essas terras são relacionadas a quatros rios que estavam em conexão com o rio que regava o jardim. Dois desses rios são conhecidos, o Eufrates e o Tigre. Mas os rios Pisom e Giom são completamente misteriosos para nós.
Alguns intérpretes sugerem que os outros dois rios poderiam ser o Indo e o Nilo, formando assim os quatro principais rios da antiguidade. Mas essa hipótese não é conclusiva e é fortemente contestada. Além disso, também é preciso considerar que o dilúvio universal provavelmente alterou muito a superfície da terra.
Mas se o Jardim do Éden foi perdido para sempre por causa do pecado, um paraíso muito superior foi prometido àqueles que encontram a remissão de seus pecados pela fé na pessoa de Cristo. Por causa da desobediência do primeiro Adão o homem foi expulso do jardim. Mas por causa da obediência do segundo Adão o homem é convidado a entrar no jardim celestial.
No paraíso futuro, no novo céu e nova terra, o povo de Deus viverá em eterna comunhão com Ele. Se no Jardim do Éden o pecado era uma possibilidade real, no novo céu e nova terra essa possibilidade será completamente aniquilada (Apocalipse 21:8; 22:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário