terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A salvação é pela graça ou pelas obras?

 

A salvação é pela graça ou pelas obras?

 

Alguns ainda se confundem, mas é fácil entender quando bem explicado. A bíblia fala de obra, fé e graça. Temos que saber interpretar quando é abordado este assunto dentro do contexto bíblico. Podemos usar como base (Efésios 2.8-9) "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie".

Graça é favor imerecido, nós recebemos algo de Deus sem merecermos. Vou dar uma breve explicação: Deus deu a lei, mas não como meio de salvação, mas para mostrar ao homem que ele era pecador e precisava de um salvador que era Jesus Cristo, pela lei veio o conhecimento do pecado e o homem viu que era impossível ser salvo e teria que morrer pelos seus pecados. Então veio Jesus, sendo Deus, se fez homem, nasceu de uma mulher para morrer na cruz em nosso lugar. Por isso dizemos: "salvos pela graça" De nós mesmos não fizemos nada para merecer, ele morreu em nosso lugar. Recebemos a salvação de graça. (João 3.16)"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

A salvação é unicamente pela graça e não por mérito (Efésios 2.9) "Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Se fosse por méritos de boas ações, algumas pessoas teriam vantagens sobre outras. Também não é comprada com dinheiro, assistência social, doações ou dízimo como alguns dizem que quem não do dízimo perde a salvação. Ninguém poderá ser salvo por boas ações, como ajuda aos necessitados por exemplo, senão a salvação seria por méritos.

As boas obras acompanham o salvo, mas não salva (Efésios 2.10) "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Então fomos chamados para as boas obras, e não pela as boas obras. As boas obras acompanham o salvo. "Quem sabe fazer o bem e não faz, comete pecado" (Tiago 4.17).

Devemos ter em mente que não existe salvação fora do evangelho, o preço do pecado é a morte, mas Deus pelo seu amor decidiu pagar o preço por nós enviando Jesus sem pecado para morrer em nosso lugar. Quem vive no pecado não será salvo simplesmente porque faz boas ações, conforme eu já, li, a salvação não vem das obras para que ninguém se glorie, salvação por méritos, é unicamente pela graça. Lembre-se do que eu já disse no começo, não fizemos nada para merecermos a salvação. Se o homem fosse capaz de fazer algo de si mesmo para ser salvo, Jesus não teria vindo aqui na terra morrer por nós.

Toda pessoa que vive no pecado está espiritualmente morta e sob o domínio do pecado, sujeita a condenação eterna. Para ser salva precisa se arrepender de seus pecados e confessa-los a Cristo, leia (Romanos 10.9-10). Ser transformado e regenerado pelo Espírito Santo. Vamos ler (Efésios 2.5)"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo" (pela graça sois salvos). Veja que Paulo disse: "nos vivificou". Vivificar significa dar vida a algo que não tem. Significa vida espiritual.

O homem que vive no pecado está "morto espiritualmente" e precisa ser beneficiado pela graça de Cristo para ser salvo. Todo ser humano nasce condenado devido sua natureza carnal (Salmo 51.5) Não precisa ensinar pecar, a nossa natureza já vem de "fábrica" com esta propensão natural, todo ser humano tem uma inclinação natural para o pecado e quando alcança maturidade precisa confessar seus pecados a Cristo para ser salvo. A salvação é só pela graça, não por boas obras ou por méritos. A salvação é pela graça porque Deus não exige nada de nós para merecermos a salvação. Não precisamos fazer nenhum ato caridade nem penitência. Basta apenas ter fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário