Quem foi Elias na Bíblia?
Elias, Acabe e Jezabel
Acabe, rei de Israel, se casou com Jezabel, uma princesa estrangeira que o induziu a adorar o deus Baal, em vez de adorar a Deus. Por isso, Deus enviou Elias para profetizar contra Acabe, avisando que não ia chover nos próximos anos.
Veja aqui a história de Jezabel.
Depois de profetizar, Elias ficou escondido e foi alimentado por corvos. Mais tarde, Elias foi para a cidade de Sarepta e ficou na casa de uma viúva que ele ajudou, fazendo sua comida milagrosamente durar muito tempo. Por sua oração, Deus ressuscitou o filho da viúva (1 Reis 17).
Depois de três anos de seca, Deus mandou Elias se encontrar com Acabe outra vez. Elias confrontou Acabe por sua idolatria e desafiou os profetas de Baal no monte Carmelo. Eles construíram um altar e pediram que Baal enviasse fogo para o sacrifício mas nada aconteceu.
Depois de muitas horas, Elias construiu um altar a Deus, o encharcou de água e pediu a Deus para enviar fogo. Deus enviou fogo que consumiu tudo no altar. Então, Elias matou os profetas de Baal e avisou o rei Acabe que ia chover (1 Reis 18).
Quando Jezabel ouviu sobre a morte dos profetas de Baal, ela ameaçou matar Elias. Por isso Elias fugiu e pediu a morte a Deus. Guiado por Deus, Elias foi para o monte Horebe, onde falou com Deus. Elias se queixou que os israelitas abandonaram o Senhor, mas Deus o animou e o enviou de volta para ungir o próximo rei de Israel (1 Reis 19). No fim, o rei Acabe foi morto como castigo de sua idolatria.
Veja também a história de Acabe.
Elias e Eliseu
Quando voltou de Horebe, Elias recrutou um homem chamado Eliseu como seu assistente. No fim de sua vida, Elias e Eliseu atravessaram o rio Jordão. Enquanto caminhavam na margem do Jordão, Elias foi levado para o Céu em um redemoinho dentro de um carro de fogo puxado por cavalos de fogo. Eliseu foi seu sucessor, continuando seu ministério (2 Reis 2).
Leia aqui: quem foi Eliseu na Bíblia?
Elias no Novo Testamento
Na transfiguração, Elias apareceu conversando com Jesus e Moisés (Marcos 9:2-4). O povo pensou que tanto João Batista como Jesus eram Elias, por causa dos milagres e porque o livro de Malaquias disse que Elias voltaria antes do dia do Senhor (Malaquias 4:5-6). mas tanto Jesus como João Batista negaram ser Elias. Jesus disse que João Batista era como Elias, pregando o arrependimento e preparando o caminho.
Descubra aqui: 3 lições de vida que aprendemos com Elias.
Tiago 5:17-18 usa Elias como exemplo do poder da oração. Elias era uma pessoa normal mas orou com fé e milagres aconteceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário