quinta-feira, 2 de agosto de 2018


Segundo a Bíblia para onde vão os mortos?

A Bíblia diz que os mortos ou vão para junto de Deus ou para o tormento. A morte não é o fim. Ficamos separados dos nossos corpos mortais mas continuamos a existir como indivíduos.

Onde vamos depois da morte?

Quando morremos, os nossos corpos físicos deterioram e o espírito volta para Deus (Eclesiastes 12:7). Mas a alma (a parte de nós que tem a personalidade, os sentimentos e a vontade) continua a existir, à espera da ressurreição e do Juízo Final. Na ressurreição, todos voltarão aos seus corpos para serem julgados.
Em Lucas 16:19-31, Jesus conta uma história que explica o que acontece com os salvos e com os que rejeitam a Deus. Uns vivem em paz eterna, outros em tormento eterno.
Os salvos:
  • Aguardam a ressurreição em paz, com Jesus;
  • Ressuscitarão e receberão corpos gloriosos, imortais;
  • Serão julgados para receber recompensas;
  • Morarão por toda a eternidade com Deus.
Os que rejeitam a Deus:
  • Aguardam a ressurreição em tormento;
  • Ressuscitarão, mas a Bíblia não diz como serão seus corpos (Daniel 12:2);
  • Serão julgados para a condenação de seus pecados;
  • Serão lançados no lago de fogo para a eternidade.
Veja aqui: o que é o inferno?

Existe purgatório?

Não, a Bíblia não fala sobre purgatório. O purgatório é suposto ser um lugar intermédio, onde algumas pessoas ficam até pagar pelos pecados, depois vão para o Céu. Esse conceito não tem fundamento bíblico. A Bíblia diz que nós decidimos nosso destino enquanto estamos vivos. Depois da morte não podemos fazer mais nada.
Ainda não está convencido? Veja também: existe purgatório na Bíblia?
É impossível pagar o preço total pelos nossos pecados. Foi por isso que Jesus veio à terra. Sendo Deus e sem pecado, o preço que Ele pagou na cruz foi perfeito. Seu sacrifício pode pagar todos os pecados (Hebreus 9:27-28). Basta aceitar Seu pagamento por você. Não há mais nada que podemos ou precisamos fazer para ser salvos.

Existe purgatório na Bíblia?

O que é o purgatório?

Segundo a tradição católica, o purgatório é o lugar de pagamento pelos pecados não confessados. Apenas as pessoas salvas vão para o purgatório, onde sofrem castigo pelos pecados que cometeram depois de se converterem. Depois de serem castigados, podem entrar puros no Céu.
A tradição católica ensina que podemos ajudar as almas a sair do purgatório mais cedo, ajudando-as a pagar o preço dos pecados. Isso pode ser feito rezando pelas almas, encomendando missas ou oferecendo dinheiro à igreja.

O purgatório e a Bíblia

A noção do purgatório surgiu porque a Bíblia diz que nada impuro pode entrar no Céu (Apocalipse 21:27). Mas a Bíblia também diz que Jesus morreu para nos purificar de todos os nossos pecados! Jesus pagou o preço por todos os nossos pecados, passados e futuros. Quem aceitou Jesus como seu salvador não tem mais condenação (Romanos 8:1-2Tito 2:14).
Isso não significa que podemos continuar pecando, sem consequências. Arrependimento não é apenas ficar triste com o pecado; implica uma decisão de mudar. Quem está realmente arrependido não quer pecar mais, porque quer agradar a Deus.
Quem é salvo ainda peca. Mas quem confessa seu pecado a Deus recebe perdão (1 João 1:8-9). Mesmo assim, nossos atos têm consequências ainda nesta vida. Alguns pecados têm consequências como perda da confiança das pessoas ou pena de prisão e ainda temos de passar pela morte.
A Bíblia diz que as obras dos salvos serão provadas pelo fogo. As boas obras sobrevivem ao fogo e serão recompensadas; as más obras serão destruídas mas a pessoa ainda será salva (1 Coríntios 3:13). A Bíblia também diz que o servo que desobedece será castigado (Lucas 12:47-48). Mas em nenhuma passagem diz que o castigo será depois da morte.
Em Jesus, quando morremos o que resta de nossa natureza pecaminosa morre com nosso corpo. Na ressurreição receberemos corpos puros e estaremos completamente livres do pecado (1 Coríntios 15:51-53). A Bíblia não diz que temos de passar pelo purgatório primeiro. O purgatório não é necessário, Jesus pagou o preço por todos os seus pecados.

O que a Bíblia diz sobre a oração pelos mortos?

Hebreus 9:27 ensina que quando morremos enfrentamos o juízo. Acabou o tempo de arrependimento.
Em Lucas 16:19-31, Jesus contou uma parábola para explicar sobre o nosso destino depois da morte. Podemos ir para o Céu, como Lázaro, ou para o inferno, como o rico. Quem está no Céu não pode ir para o inferno e quem está no inferno não pode ir para o Céu (Lucas 16:26). Nenhuma oração pode mudar a situação dos mortos.

E o purgatório?

Não há base bíblica para acreditar no purgatório.
De acordo com a tradição católica, o purgatório é um lugar intermédio onde as pessoas salvas mas que cometeram pecados ficam até pagar por todos seus pecados, para entrarem no Céu purificados. As orações dos vivos ajudam essas pessoas a sair do purgatório mais rápido.
A oração pelos mortos se baseia na idéia do purgatório e em algumas passagens de livros apócrifos. Alguns sugerem que Paulo orou pelos mortos, baseado em 2 Timóteo 1:16-18 e 2 Timóteo 4:19. Como Paulo saúda todos menos Onesíforo pessoalmente, sugerem que Onesíforo estava morto. Mas não há nenhuma indicação que ele tinha morrido e outras passagens falam da “casa” de pessoas vivas (como em Atos dos Apóstolos 16:31-34).
A Bíblia ensina que Jesus morreu para pagar por todos os nossos pecados. Quem aceita Jesus como seu salvador fica purificado do pecado e não tem de pagar o preço, porque Jesus já pagou (Tito 2:14). Se depois vier a cometer pecado, pode se arrepender e pedir perdão e Deus perdoará.
Não precisamos ser purificados no purgatório, porque Jesus já nos purificou totalmente e quando morremos deixamos para trás todo pecado. Tudo que era pecaminoso em nós será destruído logo e entraremos puros no Céu.
As orações dos vivos não podem purificar uma pessoa que morreu salva mais que Jesus já a purificou. As orações dos vivos também não podem tirar um morto do inferno. Mas nossas orações podem ter um efeito muito grande sobre quem está vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário