sábado, 10 de novembro de 2018

A minha graça te basta: O que significa essa frase que Deus disse a Paulo?


O que significa a minha graça te basta, frase que Deus disse a Paulo?

Por que Deus disse a minha graça te basta a Paulo?

(1) Toda essa questão com Paulo aconteceu porque ele teve uma visão incrível a respeito de coisas grandiosas de Deus: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe)”. Essas visões foram tão grandiosas e incríveis (2 Coríntios 12: 4) que para que não houvesse da parte dele qualquer glória sobre isso que lhe foi permitido ver, foi colocado nele um espinho na carne: “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte” (2 Coríntios 12:7).

(2) Paulo, como qualquer ser humano no lugar dele faria, orou ao Senhor de forma insistente (três vezes) para que fosse liberto desse incômodo. Porém, observamos que Deus responde não a Paulo: “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2 Coríntios 12:9).Com essa resposta de Deus, Paulo teve de compreender o que significa a minha graça te basta! E ele encontra esse profundo significado!

O significado profundo de a minha graça te basta

(3) A minha graça te basta significa que o poder de Deus está na graça que vem Dele e que é derramada sobre a nossa vida. Recebemos a graça da salvação, ou seja, Deus nos salva da condenação eterna. Recebemos ainda diversas outras “graças” em nossa vida de forma abundante. Paulo entende perfeitamente isso, ele entende que a graça de Deus derramada é suficientemente forte para o ajudar a superar todos os desafios: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10). Tudo aquilo que parece difícil e desfavorável para nós, mas que é plano de Deus para as nossas vidas, representa força em nós e não fraqueza.

(4) A minha graça te basta significa que tudo aquilo que Deus nos permite passar, se o passamos debaixo da orientação Dele, de forma submissa, com temor e fé, sempre redundará em forças em nossa vida, pois Deus é quem nos sustenta em todas as coisas, inclusive nas mais difíceis. É por isso que podemos ser fortes quando tudo parece apontar para nosso enfraquecimento e destruição.

(5) O ministério de Paulo não foi destruído pelo espinho na carne porque ele entendeu que a força de que ele necessitava vinha de Deus e não de sentimentos ou de coisas. Dessa forma, nenhuma adversidade conseguia destruir o seu foco no alvo de sua missão: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2 Coríntios 4:8-9). Essa é a visão que cada discípulo de Cristo deve ter! A minha graça te basta mostra que Deus age em nossa vida em um nível muito mais profundo do que o mundo pode perceber. É o nível da graça, do poder que inunda e ultrapassa todas as adversidades, que faz dos “loucos”, sábios, dos fracos, fortes!

(6) Quando Deus disse a minha graça te basta, Paulo aprendeu a olhar a vida com outros olhos. Ele conseguiu entender a verdadeira felicidade, alicerçada em Deus, na fé alicerçada no autor e consumador da sua fé, Jesus Cristo: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Filipenses 4:11). Saber viver contente em qualquer situação é privilégio daqueles que entendem a profundidade da graça de Deus, daqueles que absorveram o ensino de que a graça de Deus basta e que tudo que Deus nos permite passar representa um caminho onde deveremos colher bênçãos, mesmo que elas pareçam não estar ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário