quarta-feira, 4 de setembro de 2019


A HISTÓRIA
A história da Igreja tem sua origem no dia do Pentecostes na cidade de Jerusalém em Israel no Oriente Médio, por volta do ano 33 d.C. Notoriamente, os apóstolos de Jesus Cristo foram os primeiros líderes da Igreja Cristã (Mateus 16.18; Atos 2.14); daí surgiu o nome Igreja Apostólica. Algumas das Doutrinas básicas da Igreja Apostólica estão fundamentadas principalmente em Atos 2:1-4, 36-47, com destaque especial para Atos 2:38 onde temos o arrependimento, batismo nas águas em Nome de Jesus e Dom do Espírito Santo como requisitos do plano de salvação. Os Apóstolos obedientes a Doutrina, sempre batizaram em Nome do Senhor Jesus Cristo e ensinavam que o próprio Deus se revelou em carne (Atos 17:18,23; 20:28) e nunca, jamais ensinaram a trindade. Os líderes cristãos que sucederam os Apóstolos os chamados pais pós-apostólicos continuaram pregando a mensagem da Igreja Apostólica, dentre estes podemos citar, Hermas, Clemente de Roma, Policarpo e Inácio, cujo ministério se situa entre os anos 90 a 140 d.C. Vários historiadores têm encontrado evidências e provas conclusivas da mensagem apostólica (Unicidade) desde os dias dos pais pós-apostólicos até chegar ao século vinte; e isto, ocorreu através de movimentos e homens levantados por Deus para que a genuína Palavra de Deus continuasse sendo pregada e transmitida de geração a geração. Para um sucinto exemplo histórico podemos mencionar, Irineu por volta de 200 d.C., os Pricilianistas entre os anos 350 a 700 d.C., Euchetas 550 a 900 d.C., Bogomilos de 900 a 1400 d.C, Abelardo 1079 a 1142 d.C., Miguel Serveto 1511 a 1553 d.C, Emanuel Swedenborg 1688 a 1772, Alvin E. Velie 1860 a 1904, dentre outros. Devido à intensa perseguição, restaram poucos escritos históricos fora dos registros da Igreja Católica Romana. Entretanto, alguns dos chamados “hereges” que foram perseguidos e mortos pela inquisição romana, comprovadamente criam na Unicidade de Deus e eram batizados em Nome do Senhor Jesus Cristo.
Atualmente existem várias organizações que pregam a Unicidade de Deus. Dentre estas, em 1945 duas das maiores, a Igreja Pentecostal Incorporada e as Assembléias Pentecostais de Jesus Cristo se fundiram e formaram a Igreja Pentecostal Unida, hoje com ramificações em quase todo mundo. Estatísticas recentes dão conta que a UPCI (United Pentecostal Church Intenational – Igreja Pentecostal Unida Internacional) está estabelecida em cerca de 190 países. No Brasil a Igreja Pentecostal Unida teve início no ano de 1957 na cidade de Porto Alegre-RS, sob a responsabilidade do missionário Samuel Baker.
ACREDITAMOS
Acreditamos que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus; a infalível Palavra de Deus. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).
A Bíblia é a única autoridade dada por Deus que o homem possui; portanto, toda doutrina, fé, esperança e instrução para a igreja devem ser fundamentadas na Bíblia Sagrada. Em toda parte do mundo deve ser pregada a Palavra de Deus, mas esta só pode ser perfeitamente compreendida por aqueles que são guiados pelo Espírito Santo (1João 2:27). “Nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2Pedro 1:20-21).
O ÚNICO DEUS VERDADEIRO
Cremos no Único Deus sempre vivo e Eterno, Infinito em Seu poder, Santo por natureza, atributos e propósitos; possuidor de divindade absoluta e indivisível. Este Único Deus verdadeiro se manifestou de várias maneiras, como Pai na criação; no Filho enquanto andou entre os homens; como o Espírito Santo depois da ascensão (conf. Ml 2.10; Jl 2.28; Hb 1.1; Is 9.6; 1Co 8.6; Jo 14.8.9; Ef 4.6; 1Tm 3.16).
As Escrituras fazem mais do que tentar provar e existência de Deus, pois afirmam, tomam por certo e declaram que o conhecimento de Deus é universal. (Romanos 1:19, 21, 28, 32; 2:15). Deus é invisível, imaterial sem partes, incorpóreo, e portanto livre de toda e qualquer limitação. Ele é Espírito (João 4:24), e… “um espírito não tem carne nem ossos…” (Lucas 24: 39).
O principal dos mandamentos é: “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Marcos 12.29).
O FILHO DE DEUS
O único Deus verdadeiro, o Jeová do Antigo Testamento assumiu a forma de homem, e como o Filho do homem nasceu da virgem Maria.“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória, (1Timóteo 3:16). “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). Este único Deus verdadeiro foi manifesto na carne, isto é em Seu Filho Jesus Cristo. “…Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões…” (2Cor. 5:19).
Cremos que “...nele (Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Col. 2:9). “Porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude” ( Col. 1:19). Portanto, Jesus em sua humanidade era homem, e em sua divindade era e é Deus. Sua carne foi o cordeiro, ou o sacrifício de Deus. Ele é o único mediador entre Deus e o homem. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Timóteo 2:5).
Jesus, por parte do seu Pai era divino, por parte de sua mãe, humano, assim, era conhecido como Filho de Deus, mas também como Filho do Homem, ou o Deus-Homem.
“Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés. E quando diz que todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés. E quando diz que todas as lhe subordinou” (1Cor. 15:27). “Quando, porém, todas as cousas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as cousas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1Cor. 15:28).
Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”(Ap. 1:8).
O NOME
Deus usou nomes diferentes como “Deus” – “Eloim”, “Deus Todo-Podero” -“El Shaddai”, “Jeová”, o principalmente “Jeová Senhor”, o nome de redenção do Antigo Testamento. Todos estes nomes são uma auto-revelação da identidade de Deus.
“… Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu;…e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Esta profecia se cumpriu quando o Filho de Deus recebeu o seu nome: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).
“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).
O BATISMO NAS ÁGUAS
O batismo de acordo com as Escrituras é feito por imersão, e só devem passar por ele aqueles que estão completamente arrependidos, havendo deixado os seus pecados e renegado o seu amor ao mundo. Deve ser realizado por um ministro do evangelho devidamente autorizado, em obediência à Palavra de Deus, e em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, de acordo com os Atos dos Apóstolos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; assim obedecendo e cumprindo Mateus 28:19.
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO
João Batista, em Mateus 3:11 disse: “… Ele vos balizará com o Espírito Santo e com fogo“.
Jesus, em Atos 1:5 disse “…sereis balizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.
Lucas nos diz em Atos 2:24: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.
Os termos “balizar com o Espírito Santo e com fogo”, “cheios do Espírito Santo”, são sinônimos e usados um pelo outro na Bíblia. Está de acordo com as Escrituras esperar que todos aqueles que recebem o dom, a plenitude ou o batismo do Espírito Santo recebem o mesmo sinal físico inicial do falar em outras línguas. O falar em outras línguas, de acordo com o registro de Atos 2:4; 10:46, e o dom das línguas explicado em 1Coríntios caps.12 e 14 são essencialmente os mesmos apesar de diferentes em uso e propósitos. O Senhor, por intermédio do Profeta Joel disse: “… derramarei o meu Espírito sobre toda a carne…” (Joel 2:28). Pedro ao explicar esta experiência fenomenal disse: “…tendo (Jesus) recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” ( Atos 2:33). Também: “… para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é , para quantos o Senhor nosso Deus chamar” (Atos 2:39).



A IPUB DF
A história da Igreja tem sua origem no dia do Pentecostes na cidade de Jerusalém em Israel no Oriente Médio, por volta do ano 33 d.C. Notoriamente, os apóstolos de Jesus Cristo foram os primeiros líderes da Igreja Cristã (Mateus 16.18; Atos 2.14); daí surgiu o nome Igreja Apostólica. Algumas das Doutrinas básicas da Igreja Apostólica estão fundamentadas principalmente em Atos 2:1-4, 36-47, com destaque especial para Atos 2:38 onde temos o arrependimento, batismo nas águas em Nome de Jesus e Dom do Espírito Santo como requisitos do plano de salvação. Os Apóstolos obedientes a Doutrina, sempre batizaram em Nome do Senhor Jesus Cristo e ensinavam que o próprio Deus se revelou em carne (Atos 17:18,23; 20:28) e nunca, jamais ensinaram a trindade. Os líderes cristãos que sucederam os Apóstolos os chamados pais pós-apostólicos continuaram pregando a mensagem da Igreja Apostólica, dentre estes podemos citar, Hermas, Clemente de Roma, Policarpo e Inácio, cujo ministério se situa entre os anos 90 a 140 d.C. Vários historiadores têm encontrado evidências e provas conclusivas da mensagem apostólica (Unicidade) desde os dias dos pais pós-apostólicos até chegar ao século vinte; e isto, ocorreu através de movimentos e homens levantados por Deus para que a genuína Palavra de Deus continuasse sendo pregada e transmitida de geração a geração. Para um sucinto exemplo histórico podemos mencionar, Irineu por volta de 200 d.C., os Pricilianistas entre os anos 350 a 700 d.C., Euchetas 550 a 900 d.C., Bogomilos de 900 a 1400 d.C, Abelardo 1079 a 1142 d.C., Miguel Serveto 1511 a 1553 d.C, Emanuel Swedenborg 1688 a 1772, Alvin E. Velie 1860 a 1904, dentre outros. Devido à intensa perseguição, restaram poucos escritos históricos fora dos registros da Igreja Católica Romana. Entretanto, alguns dos chamados “hereges” que foram perseguidos e mortos pela inquisição romana, comprovadamente criam na Unicidade de Deus e eram batizados em Nome do Senhor Jesus Cristo.
Atualmente existem várias organizações que pregam a Unicidade de Deus. Dentre estas, em 1945 duas das maiores, a Igreja Pentecostal Incorporada e as Assembléias Pentecostais de Jesus Cristo se fundiram e formaram a Igreja Pentecostal Unida, hoje com ramificações em quase todo mundo. Estatísticas recentes dão conta que a IPU –Igreja Pentecostal Unida– está estabelecida em cerca de 190 países. No Brasil a Igreja Pentecostal Unida teve início no ano de 1957 na cidade de Porto Alegre-RS, sob a responsabilidade do missionário Samuel Baker.
Particularmente, a história da Igreja Pentecostal Unida no Distrito Federal tem seu início no ano de 1992 com a chegada do irmão Lindomar Alves da Silva. Este jovem, nascido da cidade de Catalão no Estado de Goiás, formou-se no Instituto Bíblico Apostólico (IBA) no Rio de Janeiro em 1990. Neste Seminário, depois de um ano de estudo em regime interno, concluiu o curso teológico oferecido pela IPUB. Um ano após, atendendo ao chamado de Deus, foi designado pela Diretoria da Igreja em Goiás para iniciar o trabalho da Igreja no Distrito Federal. Cabe mencionar aqui a chegada do irmão Lindomar ao DF no dia 17 de março de 1992, que sem contar com qualquer parente ou pessoa conhecida no local, foi morar dividindo o cômodo de um barraco cedido por um nobre anfitrião desconhecido na cidade Satélite de Planaltina. Na pequena sala daquele barraco onde estendia um colchão para descansar, floresciam grandes sonhos de um jovem que impulsionado pela vontade de Deus fora despertado para trazer a mensagem do nome de JESUS CRISTO à Capital da República.
Neste humilde começo, entre os anos de 1992 a 1994, este jovem alavancou inúmeros esforços para propagar a Mensagem da Unicidade de Deus no Distrito Federal, e neste período apesar de sozinho realizava evangelismo nas ruas e hospitais, estudos bíblicos, cultos nos lares, até chegar à construir um pequeno templo de madeira em terreno alugado. Todavia, numa leitura superficial do contexto daquele período, parecia que tão imensos esforços não estavam logrando resultados animadores, pois cerca de pouco mais de um ano do início da Igreja no pequeno local, o proprietário pedia de volta o terreno fazendo que caísse em desmanche o pequeno templo de madeira. Lamentavelmente, sem condições financeiras para se instalar em local apropriado o pequeno grupo que ali se reunia ficou disperso e o trabalho incipiente da IPUB presumia estar fadado ao fracasso.
Entretanto, apesar do ano de 1995 não se apresentar com menos desafios para o estabelecimento da IPUB no DF, viu-se o germinar dos primeiros frutos da pregação do Evangelho despontar na Seara do Senhor com algumas pessoas batizadas nas águas em Nome do Senhor Jesus Cristo. Por outro lado, o ministério de irmão Lindomar tornou-se amplamente fortalecido e abençoado pela provisão benevolente de Deus de uma ajudadora para o servo do Senhor. Comprometidos pelo amor, em 07 de janeiro de 1995 se uniram na presença do Senhor o irmão Lindomar e a irmã Siméia Fernandes. Com a união deste casal em Cristo, o cordão de três dobras estava estabelecido (Ec. 4:12), apontando dias melhores para a IPUB no Planalto Central. Desta união, ao longo dos anos, nasceram-lhes três lindos filhos: Milca, Misael e Silas, que desde os primeiros dias de vida passaram a acompanhar o jovem casal no árduo trabalho da Obra do Senhor.
No ano posterior, 1996, despontava no horizonte uma aurora mais promissora. Depois de se inscrever e ser aprovada em licitação de terrenos do GDF, a Igreja conseguia erguer o primeiro Templo da IPUB no DF, desta vez em local próprio. O trabalho remanescente contava, até então, com cerca de oito membros fiéis, que unidos e reunidos em local mais amplo renovaram seu ânimo, estabelecendo estratégias para uma Obra laboriosa que, superando os primeiros desafios, começava a se firmar em terreno mais sólido e fecundo.
De 1998 a 2001, o mover do Senhor Jesus trazia sinais concretos do estabelecimento definitivo da IPUB no DF. No fim do ano de 1998, a segunda Igreja surgia na cidade de Planaltina no setor Arapoanga. Neste mesmo ano, o irmão Antônio Roberto vindo da IPUB de Goiânia-Goiás, mudou-se para a Cidade de Águas Lindas de Goiás na região do Entorno do Distrito Federal, e com apoio e ajuda da IPUB em Planaltina, de imediato iniciaram uma nova Igreja naquela cidade. À medida que o tempo avançava os trabalhos da IPUB no DF deixam de limitar-se a ações e esforços avulsos e, progressivamente, assumiam contorno e porte de uma Obra mais estruturada e expansiva que, à força das circunstâncias, foi desenvolvendo um modelo dinâmico de trabalho e liderança contextualizada ao meio onde foi inserida. Mais adiante, em 2002, pastor Lindomar conclui o curso de Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (FTBB), incorporando assim uma ferramenta útil para fomentar a reflexão bíblica e teológica para um nível mais excelente de preparo e treinamento de Obreiros para a Obra do Senhor. Tendo em foco esse treinamento e aprimoramento, no ano de 2003 foi estabelecida a primeira turma de alunos do IBA -Instituto Bíblico Apostólico- no DF. O treinamento e formação se processaram com grandes dificuldades. De ambos os lados, tanto professores quanto alunos se sacrificaram e depois de dois anos de estudos, em 2004 acorreu à formatura de nove (09) alunos. A partir daí, fixava-se à estrutura inicial para o estabelecimento de um corpo ministerial bem treinado e atuante na Igreja no DF. Como Resultado desse esforço conjunto, ainda no ano de 2004 iniciou-se duas novas Igrejas, uma na cidade do Itapõa-DF e outra em Planaltina no Setor Buritis-IV. Em passos mais largos, entre os anos de 2005 a 2010, oito (08) Igrejas foram estabelecidas na região do DF e Entorno; com o apoio e ajuda da IPUB-DF também foi estabelecida uma Igreja na Cidade de Palmas – Tocantins. Neste ano de 2011 estamos em processo de formação no IBA de mais dez (10) alunos, perfazendo um total de vinte e três (23) discípulos treinados para trabalhar na Obra do Senhor. Além disto, contamos também com várias dezenas de irmãos e irmãs que cursaram ou estão cursando a ELITE –Escola de Liderança e Treinamento Espiritual- onde num período de seis meses aprendem a dar os primeiros passos para ajudar e auxiliar a Igreja do Senhor.
Apresentado este pano de fundo, podemos constatar que a história da Igreja Pentecostal Unida no Distrito Federal é apenas um minúsculo trecho que está alinhavado a história da Igreja Apostólica. Aliás, toda essa linha histórica que é tecida ao longo dos séculos, tem “o fio da meada” fixado no Pentecostes (Atos 2) onde a Igreja de Jesus Cristo foi edificada sob a promessa de que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
Em síntese, nosso objetivo aqui é traçar as linhas gerais de nossa gênese histórica, que muito embora tenha um ambiente de lutas e inóspitas adversidades, fixou no passado seu marco e cimentou no presente as bases de uma Obra dirigida por Deus sobre ombros de homens e mulheres que o Senhor Jesus tem escolhido. É o milagre da encarnação em evidência através da Igreja de Jesus Cristo que avança desde sua edificação no Pentecostes, e segue destemida resgatando vidas que estão destruídas pelo pecado, sem temer a fúria do inimigo. Neste passo e compasso, convictos de que a Eterna Palavra de Deus continuará nutrindo a amada Igreja de Jesus aqui na terra, na direção do Espírito Santo, buscamos permanecer de maneira Santa e irrepreensível aguardando a bem aventurada esperança e o aparecimento da glória do GRANDE DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO para o arrebatamento (Tito 2:13).
Ao concluir este breve relato de nossa história, é meu dever convidá-lo a se unir conosco para continuarmos juntos escrevendo a história da Igreja do Senhor hoje. Acredito sinceramente que isto é plenamente possível, através de nossa disposição voluntária de consagrar e dedicar nossas vidas a Jesus Cristo, pois Ele nos chamou para sermos os trabalhadores da última hora em Sua Seara.
Deus te abençoe em Nome de Jesus Cristo!
Pastor Lindomar Alves da Silva.
Lider Local da IPUB-DF

Jesus é Deus?

Você já encontrou uma pessoa que é o centro das atenções onde quer que vá? Alguma característica misteriosa e indefinível o distingue de todas as outras pessoas. Pois foi isso que aconteceu dois mil anos atrás com Jesus Cristo. Porém não foi simplesmente a personalidade de Jesus que cativou aqueles que o ouviam. Aqueles que puderem ouvir suas palavras e observar sua vida nos dizem que existia algo em Jesus de Nazaré que era diferente de todas as outras pessoas.
A única credencial de Jesus era ele mesmo. Ele nunca escreveu um livro, comandou um exército, ocupou um cargo político ou teve uma propriedade. Normalmente ele viajava se afastando somente alguns quilômetros do seu vilarejo, atraindo multidões impressionadas com suas palavras provocativas e seus feitos impressionantes.
Ainda assim, a magnitude de Jesus era óbvia para todos aqueles que o viram e ouviram. E enquanto a maioria das grandes personalidades históricas desaparece nos livros, Jesus ainda é o foco de milhares de livros e controvérsias sem paralelos na mídia. Grande parte dessas controvérsias envolvem as afirmações radicais que Jesus fez sobre si mesmo, afirmações que espantaram tanto seus seguidores quanto seus adversários.
Foram principalmente as afirmações únicas de Jesus que fizeram com que ele fosse considerado uma ameaça pelas autoridades romanas e pela hierarquia judaica. Embora fosse um estranho sem credenciais ou força política, em apenas três anos Jesus foi capaz de mudar a história dos mais de 20 séculos seguintes. Outros líderes morais e religiosos influenciaram a história, mas não como o filho de um carpinteiro desconhecido de Nazaré.
Qual era a diferença de Jesus Cristo? Ele era apenas um homem de grande valor ou era algo mais?
Essas perguntas nos levam ao cerne do que Jesus realmente era. Alguns acreditam que ele era simplesmente um grande professor de moral, já outros pensam que ele foi simplesmente o líder da maior religião do mundo. Porém muitos acreditam em algo muito maior. Os cristãos acreditam que Deus nos visitou em forma humana, e acreditam que há evidências que provam isso.
Após analisar com cuidado a vida e as palavras de Jesus, C.S. Lewis, antigo cético e professor de Cambridge, chegou a uma espantosa conclusão, que alterou o rumo de sua vida. Então quem é Jesus de verdade? Muitos dirão que Jesus foi um grande professor de moral. Ao analisarmos mais cuidadosamente a história do homem que causa mais controvérsias em todo o mundo, primeiramente devemos perguntar: será que Jesus foi simplesmente um grande professor de moral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário