segunda-feira, 30 de julho de 2018

SANTA CEIA 


Quem pode tomar a Santa Ceia?

De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia. Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Ceia.
Jesus instituiu a Santa Ceia para que seus seguidores se lembrassem sempre de seu sacrifício na cruz (Lucas 22:19-20). Não podemos nos esquecer da importância da morte de Jesus por nossos pecados.
Tomar a Ceia do Senhor é dizer que você reconhece que Jesus morreu por seus pecados e que agora você faz parte de sua família. Para o descrente não faz sentido nenhum participar da Ceia. A Santa Ceia não é apenas um ritual cultural, é uma declaração de fé. Tomar a Ceia sem crer é desrespeito.
Em algumas igrejas, apenas permitem que pessoas batizadas participem da Santa Ceia. Isso acontece porque quando uma pessoa é batizada, ela reconhece publicamente que aceitou Jesus como seu salvador. As igrejas assumem que quem não está pronto para se batizar ainda não fez um compromisso sério de seguir Jesus.
O que significa “se examinar” antes de tomar a Santa Ceia?
1 Coríntios 11:28-29 diz que antes de tomar a Santa Ceia, cada pessoa deve examinar sua situação perante Deus. Quem continua agindo de forma errada, sem querer se consertar com Deus, se condena quando toma a Ceia. Essa pessoa reconhece que Jesus morreu para libertar do pecado mas quer continuar no pecado. A Santa Ceia é um tempo para pedir perdão a Deus.
A condenação aqui é um castigo de Deus para disciplinar. Reconhecer o pecado, pedir perdão e se esforçar para mudar é essencial para o crescimento espiritual. Quem não faz isso ficará espiritualmente fraco (1 Coríntios 11:30-32). Deus nos ama. Por isso, Ele castiga seus filhos, para que possam aprender a viver de maneira certa. Quem está arrependido e pede perdão a Deus pode tomar a Ceia, mas deve se esforçar para mudar sua situação de pecado.
Se examinar antes de participar da Santa Ceia é uma coisa pessoal. Jesus não impediu Judas de tomar a Ceia, mesmo sabendo que ele o iria trair. Não há base bíblica para a liderança da igreja impedir alguém de tomar a Ceia mas devemos respeitar as autoridades.
Se você foi impedido de participar da Santa Ceia, converse com a liderança para descobrir porquê. Tente regularizar a situação. Participar da Ceia do Senhor é um ato importante e Deus não quer que você viva atormentado pela culpa (João 3:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário