segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

VERDADES DA VIDA

 BOA NOITE

Enquanto acordamos hoje alguém não teve chance de abrir os olhos novamente.

Enquanto tratarmos nossa saúde como algum garantido alguem sonha desesperadamente de tela novamente 

 Enquanto reclamamos precisar caminhar alguém nunca mais vai dar um passo se quer.

Enquanto ficamos insatisfeito com a nossa comida alguém vai dormir com fome.

Enquanto reclamamos do trabalho e contamos os dias para o fim de semana alguém esta rezando apenas para viver mais um dia.

Enquanto desejamos uma casa maior alguém não tem nem mesmo um teto para se abrigar.

Enquanto nos preocupamos com o fato de envelhecer alguém daria tudo para reviver esses mesmo anos.

Gastamos nossa saúde para ganharmos dinheiro e depois gastamos o dinheiro para tentarmos recuperar um pouco da saúde. .

Dizem que só damos valor as coisas quando a perdemos concorda com isso ?

E isso é totalmente verdadeiro quando esquecemos da gratidão perdemos a felicidade então porque não agradecermos a DEUS hoje por cada bênção e pelo dom da vida e por mais um dia lindo .


sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

 

Se o Senhor Não Guardar a Cidade, Em Vão Vigia a Sentinela

O versículo que diz: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” fala sobre a soberania de Deus no governo de todas coisas. O seu significado enfatiza que o esforço humano é inútil sem a intenção providencial do Senhor.

Esse versículo faz parte do Salmo 127, um salmo atribuído ao rei Salomão. No verso 2 desse salmo, Salomão usa duas imagens para falar da soberania de Deus: a construção de uma casa e a proteção de uma cidade. Por isso ele escreve: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127:2).

É fácil notar que com o uso dessas duas imagens nesse verso, o escritor bíblico tem mente duas das principais preocupações humanas: o trabalho de construir e o trabalho de preservar. Mas ele também deixa claro que sem a ação do Senhor, ambos os trabalhos serão inúteis.

Se o Senhor não guardar a cidade

Nos tempos antigos, uma boa cidade era sempre cercada de fortes muros e portões resistentes. Além disso, havia a vigilância constante das sentinelas que eram capazes não apenas de montar guarda armada num posto, mas também de avisar o restante da força militar da cidade ao sinal de qualquer perigo. O trabalho das sentinelas na guarda de uma cidade era algo realmente fundamental. Se as sentinelas falhassem em sua tarefa, a cidade podia ser destruída.

Além das sentinelas, as cidades-estado também tinham suas próprias divindades. Os povos antigos, por mais que fossem pagãos, tinham a consciência de que dependiam de uma proteção que estava além de suas capacidades. Como parte da imagem de DEUS que restou no homem após o pecado, faz parte da natureza humana essa busca pelo religioso, esse “censo do divino”; embora seja verdade que o homem caído rejeita a verdade de Deus em troca da mentira dos falsos deuses que ele mesmo criou para si (Romanos 1:18-23).

Mas o versículo bíblico não diz: “Se os deuses não guardarem a cidade, em vão vigia a sentinela”. Em vez disso, o versículo diz de forma clara: “Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. O título “Senhor”, normalmente escrito em caixa alta nas traduções em português, “SENHOR”, indica o nome pessoa de Deus, Yahweh. Esse é o nome que Deus revelou em sua aliança com Israel ao tirar a nação do Egito (cf. Êxodo 3).

De fato, algumas cidades da Antiguidade conseguiram alcançar a posição de capitais de grandes impérios. Porém, tudo isso ocorreu de acordo com o propósito soberano do Senhor. Foi assim que Deus levantou, por exemplo, a Babilônia, sob o rei nabucodonosor ou a Pérsia, sob o rei Ciro.

Mas sem a proteção divina, até mesmo uma imponente cidade, por mais poderoso que fosse o seu exército, podia ser conquistada. Foi assim com a cidade da Babilônia. Da mesma forma que o Senhor a levantou, o Senhor também a abateu. Aquela superpotência foi tomada pela coalisão medo-persa de forma sorrateira e sem ter chance de esboçar qualquer reação (Daniel 5).

Eu olhando mais para tudo menos para DEUS.

 Olá tudo bem com vocês .

Muitas das vezes somos como esponjas absorvendo tudo e todos os problemas das pessoas.

E nos esquecemos de nós mesmos e até de viver a nossa própria vida.

Pois precisamos de viver a nossa vida de maneira que Deus seja o primeiro e nós o segundo.

De que adianta tentar resolver os problemas do mundo se voce nao viver e resolver seus proprios conflitos.

Resolvemos problemas de filhos,mae,vizinhos,parentes,amigos,irmaos e outros.

E a nossa vida como fica vai chegar um tempo em que envelhecemos e tudo acaba.

E o nosso  pior inimigo em muitas veses somos nós que não observamos o que esta acontecendo em nossa vida e ao derredor.

leia mt 6:33